Conta de luz deve cair de 15% a 20%, estima Dilma.
O nível de chuvas e a situação atual dos reservatórios do País deve permitir uma redução estimada entre 15% e 20% nos valores da chamada bandeira vermelha, que sinaliza o custo real da energia brasileira e os correspondentes acréscimos nas contas de luz, sinalizou a presidenta Dilma Rousseff ontem terça-feira (11), ao lançar o Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE).
Segundo ela, graças aos investimentos que o governo federal vem mantendo no setor elétrico foi possível o Brasil passar pela maior seca dos últimos 100 anos sem racionamento de energia. E o encarecimento da luz, causado pelo uso das térmicas para suprir a falta de água nas hidrelétricas, começa a ser agora progressivamente revertido.
“No sábado passado, o ministro [de Minas e Energia, Eduardo Braga] me informou que começamos a desligar as termelétricas, o que é possível graças ao aumento das chuvas e ao enchimento dos reservatórios. Isso vai permitir uma redução no custo da bandeira vermelha”, acrescentou.
A presidenta informou que Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai estabelecer os percentuais da redução e enfatizou que os percentuais que citou são apenas uma estimativa.
“[São] uma referência em torno de 15 a 20% de redução na bandeira. Essa é uma estimativa feita pelos órgãos do Ministério [de Minas e Energia].”.



