FILHOTE DE BALEIA É ENCONTRADO MORTO NA BEIRA DA PRAIA NO LITORAL NORTE DO RS
Uma baleia-franca foi encontrada morta na beira da praia de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na manhã deste sábado (01). O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi avisado durante a manhã, após banhistas avistarem o mamífero na areia. Durante essa semana, frequentadores da praia relataram ter visto diversas baleias na água.

Conforme o vice-presidente do Ceclimar, Ignácio Moreno, a baleia que apareceu morta tinha cerca de oito metros de comprimento e era um filhote macho. Por volta das 14h, o mamífero foi retirado do local com a ajuda de uma retroescavadeira para passar por um exame de necropsia. Ainda não se sabe o que motivou a morte.

"O exame preliminar não demonstra corte profundo, nenhuma agressão ou atropelamento por barco. Não tem como descartar que foi uma rede, mas não tinha marcas aparentes. O exame também vai apontar se tem algum problema em algum órgão, se pode ter sido alguma deficiência, e ao longo das próximas semanas sai o resultado", destaca Moreno.
Nos últimos dias, outras baleias foram flagradas nas águas das praias do Litoral Norte. Segundo Moreno, em Arroio do Sal sete mamíferos foram vistos durante a semana.
Segundo o especialista do Ceclimar, é comum aparecer baleias, principalmente francas, nessa época no Litoral Norte gaúcho. O pico é em setembro. "É uma área de reprodução, não mais apenas migratória", afirma. Moreno acrescenta que não há risco aos banhistas, já que os animais ficam perto da rebentação, porém faz alerta aos surfistas.


