Breaking News

Estudantes da rede municipal de educação de Porto do Mangue participam da IV Feira Brasileira de Iniciação Científica. Gestão do prefeito Sael Melo mantém forte investimento na área educacional.


Alunos e educadores de escolas públicas de Porto do Mangue estão participando, durante os dias 9 a 13 deste mês , da IV Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) em Santa Catarina.
A FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Além de ser um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores a feira também se dispõe a ser uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação e da popularização do conhecimento, instigando a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias.
A Prefeitura Municipal de Porto do Mangue, através da Secretaria de Educação, enviou dois grupos de estudantes do município que foram credenciados pela FEBIC.
Um projeto é de autoria das alunas Mylla Vitória, Lívia Carla e Ana Vitória da Escola Francisca Serafim de Souza, localizada no centro da cidade. Esse primeiro prpjeto é orientado pela professora Antonia Juliana e tem o título “COOAPESCA: Uma alternativa que busca valorizar o trabalho do pescador no município de Porto do Mangue/RN”.
O segundo projeto, com o título “Produção de ração para tilapia de viveiro, aproveitando o desperdício de cajú e da amêndoa da castanha”, é composto pelos estudantes Mailcon Cauê e Maria Joseane da Escola Dom Bosco, localizada no assentamento Tocantins. Este último projeto está sob orientação do professor Damião Lopes.
Investimento
O secretário municipal de Educação, Nilson Morais, que esteve no embarque com os estudantes, afirma que a FEBIC, assim como outras Feiras de Ciências, tem consigo aproximar os estudantes do mundo científico, mesmo reconhece do que ainda tem muito o que se avançar. Para ele, essas iniciativas científicas é um passo importante para que estudantes e professores se unam em prol do aprendizado: “Há um ganho pedagógico em termos de resultados educacionais, pois as atividades revelam que os professores são pessoas que ajudam os alunos a se aprimorarem em diferentes áreas”, o secretário Nilson.
Por Julysson Charles