Breaking News

Em parceria com a FETARN, Prefeitura de Guamaré aposta no desenvolvimento rural sustentável e solidário.


A geração de emprego e renda tem sido umas das metas principais da gestão do prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes. No final de setembro, o gestor fez uma visita no município de Apodi, para conhecer de perto os modelos de produção na área rural, como o caso da produção de uva na chapada do Apodi. Esse trabalho tem o acompanhamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte-FETARN.
Entre os meses de agosto e setembro, a Prefeitura de Guamaré, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente e Urbanismo, iniciou as visitas nas comunidades rurais. Foram ouvidos os assentados e pequenos agricultores com o propósito de construir um modelo de produção que possa gerar trabalho e renda para essas famílias.
O assessor da FETARN, Joseraldo do Vale, engenheiro agrônomo, é o responsável pelo acompanhamento de todo o trabalho, e está otimista, com a execução do projeto que engloba não apenas a área produtiva, mas, também a cultura dessas localidades. “O nosso objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável das comunidades rurais e dos assentamentos de Guamaré”, revelou Joseraldo.
Em Apodi, o prefeito Adriano Diógenes conheceu também unidades de produção e beneficiamento de polpa de frutas, o entreposto de mel e a fábrica de castanha de caju. Todos esses empreendimentos visitados são geridos pela agricultura familiar, que beneficia e comercializa a produção através de um cooperativismo justo e solidário. O Prefeito Adriano Diógenes adiantou que é esse o modelo que ele deseja implantar em Guamaré.
Segundo Joseraldo do Vale, Guamaré tem quatro assentamentos e várias comunidades rurais, com uma cooperativa que planeja se inserir nesta iniciativa da prefeitura. “A administração do prefeito Adriano Diógenes tem demonstrado total empenho na execução das ações previstas no projeto e avalia que em breve terá um incremento na produção rural do município”, concluiu o técnico da FETARN.
O projeto visa trabalhar a intersetorialidade, envolvendo todas as políticas públicas municipais objetivando o fortalecimento da agricultura familiar e promovendo a melhoraria das condições de vida das famílias envolvidas.
CODERG parceira
Nesta quarta-feira, 02, a diretoria da Cooperativa de Desenvolvimento Rural de Guamaré– CODERG reuniu os seus sócios cooperados e os produtores no Clube Municipal, para conhecer mais sobre esse modelo de cooperativismo. A FETARN esteve representada na reunião, que teve também a presença do prefeito Adriano Diógenes, além do vereador Edinor Albuquerque, secretários e assessores da gestão municipal.