Breaking News

PROJETOS CIENTÍFICOS DE PORTO DO MANGUE TEM GANHADO NOTORIEDADE EM FEIRAS DE CIÊNCIAS

FB_IMG_1572545955631
A cada ano que se passa, os projetos científicos de alunos da rede pública de Porto do Mangue estão ganhado notoriedade em Feiras de Ciências Nacional e Internacional. Isso é fruto de alto investimento que o prefeito Sael Melo tem feito desde 2017 em favor da Educação, junto aos esforços de professores, alunos, coordenadores, gestores e toda a comunidade Escolar do município.

FB_IMG_1572546286434
Estudantes cientistas de Porto do Mangue
que participaram da IX Feira de Ciências
do Semiárido Potiguar em Mossoró
Neste ano de 2019, dentro os 216 apresentados na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, os estudantes cientistas porto-manguenses obtiveram destaque nas categorias RELEVÂNCIA SOCIAL  e EMPREENDEDORISMO. Além  de credenciais conquistadas para MOCITEC em Natal/RN e para REDE POC no Equador.
FB_IMG_1572545971447
Alunas destaque na categoria EMPREENDEDORISMO e que ganharam credenciais para REDE POC no Equador.


FB_IMG_1572545963998
Alunas que foram destaque na categoria
 RELEVÂNCIA SOCIAL e que conquistaram
credenciais para MOCITEC em Natal.
Essas conquistas não são apenas do agora. De 2017 até 2019, os alunos de Porto do Mangue têm se destacado no mundo científico. Foram várias credenciais conquistadas para  apresentarem seus projetos científicos nos  municípios de Assú, Mossoró e Natal. Também nos estados do Pará, Rio Grande do Sul, Recife e Ceará. Além de países como Argentina, Portugal,  Paraguai, Porto Rico e Equador.

Sabemos que isso é um conjunto de esforços que tem demonstrado que a Educação de Porto do Mangue, no tocante ao pensamento científico, está no caminho certo. Esforços que perpassam a vida dos professores orientadores que vestem a camisa, recebem capacitações e todos os dias estão ali ao lado de seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento dos projetos. Alunos esses que também se entregam e se envolvem de corpo e alma nas pesquisas e na elaboração de cada trabalho científico.

Soma-se a isso, o alto investimento que a Prefeitura de Porto do Mangue, através da Secretaria Municipal de Educação, tem feito nesses trabalhos científicos. Sael Melo, prefeito de  Porto  do Mangue, desde 2017 tem investido maciçamente nos projetos científicos dos estudantes da rede pública do município.

De 2017 até 2019, a Prefeitura custeia a alimentação, o transporte e a estadia dos alunos  que, na maioria das vezes, ficam três a dois dias envolvidos em eventos  de Feiras de Ciências. Os estudantes porto-manguenses que participam de Feiras de Ciências em outros estados do Brasil ou em outro país do mundo recebem tudo  pago pela Prefeitura. Seja as passagens áreas, seja o Hotel, seja a alimentação. Tudo é custeado pela Prefeitura de Porto do Mangue. O prefeito Sael Melo tem realizado esse investimento por acreditar que estimular para a ciência é acreditar na mudança da Educação e  da sociedade.


Neste ano, a Prefeitura de Porto do Mangue alugou a Chácara Mix. Um espaço super agradável com chalés, piscina, campo de futebol e de vôlei, wi-fi e área de churrasco. Tudo isso  para acomodar 45 alunos cientistas e 12  professores que estiveram participando da IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. O prefeito Sael ainda disponibilizou uma equipe de zeladoras, coordenação e motoristas totalmente a disposição dos alunos e professores. 


Vale destacar que o prefeito Sael não tem feito apenas um investimento  financeiro, mas também de tempo. Sael participou dos três dias do  evento da IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar ao lado dos alunos e professores. Nas noites proporcionou rodízios de pizzas e no encerramento um grande churrasco que contou, inclusive com a participação dos vereadores Carlos Augusto, Aclécio, Jailson Fernandes, Alciene e Joãozinho. Sem deixar de mencionar que Sael foi o único prefeito que esteve no palco no encerramento da IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.


FB_IMG_1572544452230
Prefeito Sael no encerramento da 
IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

FB_IMG_1572544493615
Da esquerda para direita:
Gestor Chagas Santos; secretário de Educação, Nilson Morais; prefeito Sael Melo e o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Francisco Bezerra.
Clebson, um dos professores orientadores, expressou seu contentamento de participar mais um ano da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar e também agradeceu todo apoio que tem recebido do secretário de Educação, Nilson Morais, e do prefeito Sael Melo: "É uma experiência única como educador e orientador. A participação de nossos alunos na Feira do Semiárido Potiguar é muito importante para a formação educacional de nossos educandos. Gostaria de agradecer ao secretario de educação, José Nilson, e ao nosso prefeito Sael Melo por nos proporcionar esse momento", destacou o professor Clebson.

O secretário municipal de Educação, Nilson Morais, que esteve participando do evento ao lado dos alunos cientistas de Porto do Mangue sobre : "Incentivar ações que efetivem um aprendizado além dos muros das escolas, tem sido o compromisso dos nossos professores. Quero também destacar o apoio e o financiamento que o prefeito Sael Melo tem feito os trabalhos científicos do nosso alunado, por meio da Secretaria de Educação de Porto do Mangue. E não é um investimento barato. Estamos falando de 45 alunos e 12 professores da rede pública municipal que estão alojados em uma bela Chácara; alimentação e transporte. Tudo isso bancado pela Prefeitura de Porto doMangue. Um investimento à altura da Educação de Porto do Mangue", afirmou o secretário Nilson.