Breaking News

Projeto social amplia estrutura de escola em Serra do Mel


Uma ação social com atividades gratuitas de arte, incentivo à leitura, educação ambiental, educação financeira, além de obras estruturais incluindo um auditório, laboratórios e nova biblioteca comunitária, chega ao município de Serra do Mel, por meio do projeto “Ventos que Transformam”, da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário.

A iniciativa, que vem sendo articulada em apoio com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, além de parcerias já firmadas com o SENAI/RN, CEI Romualdo Galvão e a Prefeitura Municipal de Serra do Mel, será um dos destaques da jornada pedagógica do município, com palestra confirmada logo na abertura da programação, que se inicia no dia 4 de fevereiro, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, com expectativa de mais de 180 participantes entre gestores escolares e professores das escolas municipais e estaduais da região.
Resultado de imagem para Projeto social amplia estrutura de escola em Serra do Mel
Obras na Escola Estadual Padre José de Anchieta incluem auditório, laboratórios e nova biblioteca 
Como parte das atividades do evento, a equipe do Instituto Brasil Solidário, preparou uma primeira etapa de formações pedagógicas divididas em três salas temáticas: incentivo à leitura, educação ambiental e educação financeira com jogos educativos, que serão realizados nos dias 12 a 14 de fevereiro, com vagas abertas para os educadores de todas as escolas da rede pública de ensino do município. 

 Doação de materiais
Fortalecendo o trabalho iniciado em sala de aula, a partir das oficinas práticas do Projeto “Ventos que Transformam”, as escolas receberão todo o material de apoio para a implementação das atividades.

Serão entregues Kits de incentivo à leitura, com livros, tapetes e aventais literários para implementar os espaços de leitura, além de uma coletânea completa do Kit “Práticas de Educação Ambiental IBS”, formado por 4 Cadernos temáticos, 18 Práticas de educação ambiental e 4 sequências didáticas, com um passo a passo para desenvolver oficinas criativas como a construção de maquetes sustentáveis, forno solar, lâmpada solar, viveiro de mudas e até instrumentos musicais com recicláveis.

As ações incluem ainda o material do Projeto Jogos de Educação Financeira, com doação dos jogos Piquenique e Bons Negócios, que podem ser utilizados desde o ensino fundamental I, com crianças a partir de 06 anos de idade, até o ensino médio, com atividades lúdicas e criativas que visam exercitar habilidades de poupar, empreender e investir.

 Obras Estruturais
Com obras já iniciadas na Escola Estadual Padre José de Anchieta, que atende alunos de todas as escolas da rede pública de ensino de Serra do Mel, após o término do ensino fundamental, o projeto tem se articulado com órgãos especialistas, como o SENAI/RN, para consultoria na estruturação do laboratório técnico e estrutura curricular do curso, implementando o primeiro curso de eletrotécnica em escolas de ensino médio regido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O curso foi escolhido em diálogo com a comunidade e visando uma qualificação profissional aos alunos da região, que poderão ter novas oportunidades no mercado de trabalho. A proposta está sendo implementada em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que através da Secretaria de Educação do Estado RN, vem garantindo apoio, inclusive com reformas na escola estadual que sediará o curso, além da estruturação do currículo técnico.

Pelo projeto, a Escola Estadual Padre José de Anchieta, está recebendo duas salas de ensino técnico para os cursos profissionalizantes, um auditório novinho, reformas na quadra de esportes e até uma biblioteca com acesso na escola e na comunidade