Breaking News

SEGUNDO MADURO BOLSONARO QUER 'GUERRA'

Presidente venezuelano Nicolas Maduro durante discurso no Palácio Miraflores, em Caracas Foto: Fausto Torrealba / REUTERS
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou, nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro de levar o Brasil a um "conflito armado" contra a Venezuela, o que usou como justificativa para exercícios militares que serão realizados no fim de semana.

Maduro fez referência a um ataque de militares desertores a um quartel da Força Armada venezuelana no estado Bolívar, que fica na fronteira com o Brasil, em 22 de dezembro. Na ocasião, um agente morreu e fuzis e lançadores de foguetes foram roubados. Seis militares foram presos na ação e outros cinco pediram refúgio ao Brasil.

— Bolsonaro está arrastando as forças militares do Brasil para um conflito armado contra a Venezuela, ao amparar um grupo de terroristas que atacou um quartel militar venezuelano — disse Maduro.

Maduro disse que Bolsonaro, a quem tachou de "fascista", "está por trás das ameaças terroristas contra a Venezuela, embora os militares brasileiros não se prestem a isso". 

— Há terroristas no território brasileiro preparando ataques e incursões militares contra a Venezuela. E nós temos direito de nos preparar — acrescentou, justificando assim os exercícios militares 
previstos para sábado e domingo.

Logo após o ataque ao quartel, o ministro venezuelano de Comunicação, Jorge Rodríguez, disse, sem apresentar provas, que os invasores “receberam a colaboração do governo de Jair Bolsonaro”. O grupo também teria, segundo ele, recebido o apoio de indígenas. Além disso, o governo venezuelano afirmou que os invasores foram treinados em “acampamentos paramilitares plenamente identificados na Colômbia".

Na época, a Venezuela pediu a extradição dos cinco militares que se refugiaram no Brasil, chegando a dizer que eles teriam trazido armas roubadas para o território brasileiro. Porém, o Itamaraty respondeu que iria ignorar o pedido para entregar os soldados. Em nota enviada ao GLOBO, o Ministério das Relações Exteriores disse que o Brasil não tinha "satisfações a prestar ao regime ilegítimo venezuelano sobre a presença de nacionais venezuelanos em território nacional".

O Brasil é um dos 50 países que consideram ilegítimo o segundo mandato de Maduro e reconhecem o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino.

Escudo Bolivariano

Segundo o venezuelano, 2,3 milhões de combatentes da Força Armada Bolivariana e da milícia — corpo civil que faz parte da estrutura militar do país — serão mobilizados no exercício Escudo Bolivariano 2020. Maduro afirmou que as manobras incluirão "sistemas de mísseis terra-ar, terra a terra, os sistemas de foguete, todas as formas de defesa antiaérea, aérea e terrestre".

O dirigente reiterou seu pedido a Donald Trump para não se deixar "enganar" por "falcões" e pela oposição venezuelana, dias depois de o presidente americano receber Guaidó com honras de chefe de Estado e lhe prometer "esmagar a tirania" de Maduro.

A reunião com Trump foi o ponto máximo de uma turnê internacional de Guaidó, que deixou o país burlando uma proibição judicial. No retorno, Juan José Márquez, tio do líder opositor, foi detido no aeroporto.

— No dia em que os tribunais da República derem a ordem de prender Juan Guaidó por todos os crimes que cometeu, ele irá para a prisão. Este dia não chegou, mas chegará — alertou Maduro.

As declarações de Maduro nesta sexta-feira foram feitas durante entrevista coletiva no Palácio Miraflores, em Caracas. O presidente venezuelano se reuniu com jornalistas para falar que irá avaliar qual será a resposta que dará aos governos dos embaixadores que se encontraram com o líder opositor no aeroporto de internacional de Maiquetía.


O Globo