Breaking News

Bolsonaro faz teste para coronavírus no Alvorada


Depois de o secretário especial de Comunicação Social, Fabio Wajngarten, ser diagnosticado com covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), o presidente Jair Bolsonaro fez exames na 5ª feira (12.mar.2020) para saber se também contraiu a doença. Resultado deve ficar pronto nesta 6ª feira (13.mar.2020).

Bolsonaro e Wajngarten estavam juntos em viagem oficial aos Estados Unidos, realizada de 7 a 10 de março. O filho 03 do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também teve sangue coletado para testes. Ele também estava na comitiva presidencial.

Eles tiveram contato com o presidente norte-americano, Donald Trump. O Poder360 lista mais abaixo nesta reportagem todos os integrantes da comitiva brasileira.

Os 2 senadores que participaram da viagem –Jorginho Mello (PL-SC) e Nelsinho Trad (PSD-MS)– estão de quarentena nesta 5ª feira. O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) afirmou que cancelaria o restante da agenda em Washington (Estados Unidos) para retornar a Brasília e fazer exames para a doença.

Já o Palácio do Planalto emitiu uma nota, na qual afirmou que o Serviço Médico da Presidência “adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde” de Bolsonaro e de toda a comitiva.

Eis a íntegra da nota:

“O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.

Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, é portador do novo coronavírus covid-19, confirmado em contraprova já realizada.

O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.

O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.”

BOLSONARO CANCELA VIAGEM AO RN

Bolsonaro faria uma viagem na 5ª feira (12.mar.2020) para Mossoró, no Rio Grande do Norte. A ida foi cancelada. O motivo do cancelamento estaria relacionado à necessidade de permanecer em Brasília para negociar com o Congresso a aprovação de projetos que regulamentam o Orçamento impositivo. Também teve influência o anúncio da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que o coronavírus se tornou uma “pandemia”.

O ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), no entanto, citou principalmente “razões de segurança sanitária” para que a viagem não fosse realizada. Bolsonaro e Marinho iriam juntos para a agenda em Mossoró.

“A decretação de uma pandemia mundial nos obriga a ter maior segurança com o presidente da República e com as pessoas que estão em seu entorno”, disse o ministro.

Apesar de ter que negociar o Orçamento com o Congresso, como foi mencionado pelo MDR, o presidente Jair Bolsonaro ainda não saiu do Palácio da Alvorada –residência oficial da Presidência– nesta 5ª feira. O Planalto também não divulgou compromissos oficiais do presidente.


Poder 360