6 de abril, segunda-feira Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


 O Brasil tem 487 mortos e mais de 11,2 mil casos confirmados de coronavírus. A Caixa deve anunciar as datas de pagamento do auxílio emergencial a informais. Em São Paulo, o governador João Doria deve decidir se prorroga ou não as restrições para evitar o avanço da doença. Trump diz que os EUA começam a distribuir 8 milhões de máscaras para hospitais em meio à 'guerra' por equipamentos médicos e de proteção. No podcast O Assunto, a quarentena de Gilberto Gil e Preta . E você vai ver como fazer compras de mercado sem precisar sair de casa.
Coronavírus no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 20h50 deste domingo (5), 11.281 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 487 mortes pela Covid-19. Apenas dois estados ainda não registraram mortes: Acre e Tocantins.
MAPA DO CORONAVÍRUS: Brasil confirmou 2.000 casos em dois dias; veja cidades
Nesta tarde, Pernambuco registrou mais sete mortes por Covid-19, chegando a 21. Foram quatro mulheres e três homens, todos com mais de 60 anos.
Pandemia de coronavírus dificulta despedidas de famílias no maior cemitério de SP
O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de domingo (5), aponta 11.130 casos confirmados e 486 mortes.
Em São Paulo, o governador João Doria deve anunciar nesta segunda-feira (6) se prorroga ou não a quarentena imposta em todo estado. O decreto, previsto para vigorar até esta terça-feira (7), obrigou o comércio de serviços não essenciais a fechar desde o dia 24 de março.
No Ceará, o governador Camilo Santana anunciou na noite deste domingo (6) que revogou a decisão que havia tomado horas mais cedo de relaxar a quarentena no estado. Por volta das 21h30, o governador havia dito que estariam liberadas as atividades de parte da indústria, comércio da área de limpeza, higiene, material de construção, além de feiras populares.
Chance de tratamento
Um consórcio entre três hospitais paulistas – Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e Hospital das Clínicas – recebeu a autorização de iniciar testes clínicos de um possível tratamento contra a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).
A técnica, aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), baseia-se no plasma de um paciente curado.
O plasma é a parte líquida do sangue, na qual estariam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus. Essa substância, retirada de pacientes recuperados, pode ser aplicada em alguém que tenha um quadro grave da Covid-19. ENTENDA
Pesquisadores analisam sangue de curados do coronavírus atrás de tratamento
Auxílio emergencial
O calendário para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais deve ser anunciado nesta segunda-feira (6) pela Caixa Econômica Federal.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse na sexta-feira (3) que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o benefício.
Auxílio emergencial: quem tem direito e como vai funcionar a ajuda de R$ 600
O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Ele se destina a pessoas sem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil.
'Guerra' por equipamentos
Trump durante coletiva
REUTERS/Joshua Roberts
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que 8 milhões de máscaras e 300 milhões de luvas começaram a ser distribuídas em todo o país.
"Todos esses materiais serão distribuídos diretamente para os hospitais", disse Trump em entrevista coletiva. O governo dos EUA já foi acusado de desviar equipamentos, incluindo máscaras, que iriam para Alemanha, França e Brasil.
'Guerra' entre países por respiradores mecânicos e produção nacional insuficiente são entrave para o combate ao coronavírus no Brasil
Segundo o presidente dos EUA, 1,6 milhão de norte-americanos já foram testados para o coronavírus. "Nós temos um grande sistema agora, estamos trabalhando com os estados", disse.
Os EUA são o país com o maior número de infectados pela doença. São mais de 330 mil casos confirmados, com mais de 9,5 mil mortes.
O estado de Nova York segue como epicentro da doença. Um tigre de 4 anos testou positivo para a doença no zoológico do Bronx. Esse pode ser o primeiro caso de infecção pelo vírus em um animal nos Estados Unidos e também o primeiro em um tigre no mundo, de acordo com o "The New York Times".
Nadia, uma tigresa malaia de 4 anos, no Zoológico do Bronx, em Nova York, em imagem se data; a instituição informou, em 5 de abril de 2020, que o animal testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2)
Reuters
Esperança na Europa
O número de mortos pelo coronavírus na Itália no fim de semana foi de 525, o mais baixo em duas semanas, anunciou neste domingo a Defesa Civil. O balanço representa uma redução de 25% em relação às mortes anunciadas no sábado, quando 681 foram registradas.
"São boas notícias, mas não deveríamos baixar a guarda", disse o chefe da Defesa Civil, Angelo Borrelli. "A curva começou sua queda", comemorou o chefe do Instituto Superior de Saúde, Silvio Brusaferro. A redução do número de mortos "é um dado muito importante", assinalou.
Na Espanha, o número de mortos diários por coronavírus caiu neste domingo (5) pelo terceiro dia consecutivo, com 674 mortes em 24 horas, o que eleva o balanço total para 12.418 pessoas. Foi o menor número de óbitos dos últimos dez dias no país, o segundo com mais mortes no mundo.
No Reino Unido, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de 55 anos, foi internado neste domingo (5) para realizar exames por seguir apresentado sintomas relativos ao coronavírus. Mesmo com a internação, Johnson segue no comando do governo e mantém contato com integrantes do seu gabinete.
E neste domingo, a rainha Elizabeth II fez um discurso no qual elogiou o espírito nacional dos britânicos e pediu que a população supere o tempo de "dor" e "enormes mudanças" que a pandemia do coronavírus trouxe.
No raro pronunciamento, o 5º no seu reinado, a soberana de 93 anos agradeceu aos britânicos que estão permanecendo em casa para evitar a propagação da doença e destacou o esforço dos profissionais do sistema público de saúde.
São quase 5 mil vítimas em decorrência da Covid-19 no Reino Unido.
Rainha Elizabeth II faz pronunciamento para tranquilizar população sobre o coronavírus
O Assunto
A quarentena de Gilberto Gil e Preta Gil. O pai está na serra fluminense. A filha, na cidade do Rio de Janeiro, depois de encarar sozinha, em São Paulo, a infecção pelo novo coronavírus. Para ele, o isolamento social não é de todo estranho, além de oferecer oportunidades de reflexão e recomeço. Ela conta como Gil a ajuda, mesmo à distância. Na conversa com Renata Lo Prete, os dois também revelam seus planos para o “depois” e cantam juntos a música da quarentena. Ouça acima
Preciso ir ao mercado. E, agora?
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as pessoas fiquem em casa para diminuir a disseminação do novo coronavírus. No Brasil, a população tem feito o isolamento social e saído de casa apenas para as atividades essenciais. Os idosos e as pessoas do grupo de risco, principalmente, devem evitar sair de casa. Mas como comprar comida e bebida sem sair de casa?
O G1 fez um vídeo que mostra o passo a passo para fazer as compras do supermercado sem sair do sofá de casa por meio de um aplicativo na capital de São Paulo. Dependendo da cidade, além de aplicativos, ainda é possível pedir os produtos do mercado por sites, mensagem no WhatsApp e até ligação.
Quando essas opções não funcionam, a pessoa pode entregar a lista do mercado para vizinhos, amigos, familiares e até para entregadores de confiança.
Saudades do barulho?
Muita gente que nunca tinha feito home office foi obrigado a aderir à prática por causa da pandemia do coronavírus. Pensando em quem sente falta da movimentação e do barulho de seus colegas de trabalho, alguns serviços oferecem sons ambientes de lugares como cafeterias, livrarias e restaurantes.
A ideia é apoiada por um estudo sobre criatividade da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, que indica que um nível médio de ruído ajuda o cérebro a pensar de forma abstrata. Tem até sons de chuva e até cenários fictícios.
Curtas e rápidas
Após ter alta médica da UTI, prefeito de São Bernardo do Campo chora em vídeo de agradecim
Após ter alta médica da UTI, prefeito de São Bernardo do Campo chora em vídeo de agradecimento
Idosa de 91 anos se recupera do coronavírus após 10 dias internada no Paraná: 'Estou maravilhosa'
Mulher de 57 anos recebe alta na Bahia após se curar do coronavírus e faz relato: 'Momentos difíceis'
'Meu pai não levou isso a sério', diz filho de vítima da Covid-19

Conheça a força-tarefa que luta contra o coronavírus nas universidades públicas
Gabi é eliminada do 'BBB20' com 59,61% dos votos

Gabi é eliminada do 'BBB20' com 59,61% dos votos

Nenhum comentário

Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.