Breaking News

REABERTURA DO COMÉRCIO EM MOSSORÓ DEVE COMEÇAR NA PRÓXIMA SEMANA

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, informou, nesta quarta-feira (10), que o plano gradual de reabertura do comércio do município será anunciado na próxima terça-feira (16), data em que se encerra prazo do decreto de isolamento social. No dia seguinte, quarta-feira (17), o plano deverá ser colocado em prática, iniciando o processo gradual de abertura dos estabelecimentos não essenciais. 
De acordo com a prefeitura, o planejamento está sendo definido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, composto por secretarias municipais, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), SindiVarejo e Fecomércio. “Estamos traçando esse planejamento observando a evolução da pandemia em nossa cidade e a oferta de estrutura hospitalar. Todas as medidas são coordenadas e com responsabilidade, para que possamos ter uma retomada da economia de forma segura”, explica Rosalba Ciarlini.
Ainda segundo o Município, esse planejamento segue o que foi determinado no decreto estadual publicado no último dia 4 de junho, que prevê que o cronograma para retomada gradual das atividades econômicas no RN poderá ser executado a partir do dia 17 de junho, desde que obedecidas algumas condições, como a desaceleração da taxa de transmissibilidade da Covid-19 de maneira sustentada e a redução da ocupação dos leitos públicos de UTI, devendo ser inferior a 70%. 
O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira (9), mostra que Mossoró contabiliza, atualmente, 1.417 casos confirmados, 77 óbitos e 1.231 casos suspeitos da Covid 19. Sobre a ocupação de leitos, nesta quarta-feira (10), durante coletiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi divulgado que, dos 40 leitos existentes em Mossoró, 97,5% estão ocupados. 
A assessoria da Prefeitura de Mossoró informou que a perspectiva é de que, até o dia 17 de junho, ocorra a diminuição dos casos da Covid-19 no município, bem como da taxa de ocupação dos leitos, para que aconteça a retomada do comércio. Ainda segundo a assessoria, o Município espera que o feriado prolongado agendado para os próximos três dias possa reduzir a circulação de pessoas e ajudar na redução da doença. 
Já o Governo do Estado, por meio da assessoria, destacou que os municípios têm autonomia para executarem os planos de retomada, conforme determinado pelo decreto estadual, mas que a governadora Fátima Bezerra vem, dentro do ‘Pacto pela Vida’, pedindo às prefeituras para reforçarem as medidas mais rígidas de isolamento social. Na última semana, o Estado fechou parceria nesse sentido com inúmeros municípios, incluindo Mossoró. 

Letícia França/Portal da Tropical