Breaking News

Rússia confirma que vacina para covid-19 testada em humanos terá resultado definitivo até o fim do mês

A Rússia anunciou nesta quarta-feira, 14, que fez os primeiros testes clínicos em seres humanos de uma vacina contra o novo coronavírus, que serão concluídos no fim de julho. A previsão é que o imunizante seja registrado e entre em “circulação civil” entre os dias 12 e 14 de agosto. Já o início da produção em massa é aguardado até setembro por parte de empresas privadas.

Os testes, organizados pelo ministério da Defesa da Rússia e o Centro de Pesquisas em Epidemiologia e Microbiologia Nikolai Gamaleya, começaram em meados de junho em um hospital militar de Moscou, com um grupo de voluntários composto, principalmente, por militares russos, mas também por alguns civis.

O primeiro grupo, de 18 voluntários, “concluiu sua participação e saiu do hospital”, afirmou o ministério da Defesa em um comunicado.

A tarefa principal para o grupo era comprovar a segurança da vacina e a tolerância do organismo humano a seus componentes, segundo o ministério.

Os voluntários permaneceram hospitalizados durante 28 dias depois da vacinação, que aconteceu em 18 de junho, e foram objetos de exames diários.

Durante o período, as funções vitais dos corpos dos voluntários permaneceram “dentro dos limites da normalidade, sem que nenhum efeito adverso grave ou complicação fosse registrado”, afirma o comunicado.

Um segundo grupo de 20 voluntários, vacinado em 23 de junho, está atualmente em isolamento no hospital sob controle médico.

Os testes clínicos da vacina devem ser concluídos no fim de julho, segundo o ministério.

A Rússia registra 746.369 casos de coronavírus e 11.770 mortes por COVID-19, segundo os dados oficiais.

Com AFP e A Tarde – UOL