Breaking News

Pesquisa aponta vitória esmagadora de Bibiano com 75% dos votos válidos em Serra do Mel

Pesquisa realizada nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, encomendada pelo Blog Política em Debate e realizada pelo Instituto Agora Sei aponta o atual prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano (PR), candidato à reeleição, com 75% dos votos válidos – que são aqueles com os quais a Justiça Eleitoral trabalha na totalização. Já o candidato Fabinho teria 16,9% e Zé da Pipa soma 8,1%.

Os entrevistadores ouviram 400 eleitores com idade acima de 16 anos.  A margem de erro máxima da pesquisa é estimada em 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra e nível de confiança de 95% e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-01483/2020.

NA ESPONTÂNEA

Quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor entrevistado, Bibiano (PL) aparece com 64,2% das intenções de votos. Já Fabinho (MDB), tem 14,5%, Zé da Pipa (PTB) surge com 5,5%. Não votam em nenhum representa 4,0% e os indecisos somam 11,8%.  


NA ESTIMULADA

Quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor entrevistado, o candidato Bibiano é o preferido com 66,8% dos eleitores. Fabinho aparece com 15,0%. Zé da Pipa com 7,2%. Os que não votam em nenhum dos candidatos representa 4,2% e os indecisos somam 6,8%.


OS ÍNDICES DE REJEIÇÃO

Na resposta à pergunta “Em quais destes nomes você NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM para prefeito de Serra do Mel”, o candidato Zé da Pipa lidera com 33%. Em seguida vem o candidato Fabinho com 31,3%. Votaria em todos 27,8%. O candidato Bibiano tem 14,2% de rejeição. Os indecisos somam 13,8%.

VOTOS VÁLIDOS

Os indicadores apontam uma vitória tranquila do candidato à reeleição Bibiano com 75% dos votos válidos. Já o candidato Fabinho teria 16,9% e Zé da Pipa soma 8,1%. Esse cálculo é feito com a exclusão dos votos brancos, nulos e indecisos e são usados para calcular o resultado das eleições.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA


Os entrevistados também responderam quem eles acreditam que irá vencer a eleição do dia 15 de novembro, independentemente da intenção de voto. 74,2% acredita que Bibiano vai vencer o pleito, enquanto que 7,8% acredita na vitória de Fabinho e 3,5% disseram que quem vai vencer será Zé da Pipa.  Já os que responderam que não sabem quem vai vencer somam 14,5%.