Breaking News

Mais mil idosos acima de 75 anos são vacinados em Mossoró

 

Aos 82 anos de idade, a aposentada Gumércia Araújo Dantas, tem uma trajetória de vida que se confunde com a própria história do Alto da Conceição em Mossoró, bairro onde reside e teve o privilégio de trabalhar e de criar a sua família. Na sexta-feira (5/02), ela e outros idosos receberam pela primeira vez a vacina mais aguardada dos últimos tempos: contra a Covid-19. “Sinto uma grande alegria em ser vacinada hoje porque eu nunca vi na minha vida, uma coisa tão grave como essa pandemia, com tantas mortes”, disse a aposentada que chegou cedo à UBS Dr. José Leão, situada no bairro em que mora e que é um dos sete polos mossoroenses para atendimento aos idosos.

Apesar dos pedidos para não promover aglomeração feitos pelas autoridades da saúde municipal que encabeçam a campanha de vacinação contra a Covid-19, muitos idosos foram às UBS’s. Os que conseguiram as fichas tiveram a aplicação da primeira dose garantida, enquanto que, aqueles que não conseguiram mais ficha, foram informados que o município dispõe de poucas doses e que estas eram as doses remanescentes da fase anterior que estavam sendo redirecionadas para o início da imunização dos idosos acima de 75 anos de idade com capacidade de locomoção. Os idosos também foram orientados a retornarem às suas casas, onde devem aguardar o comunicado da chegada de mais um lote de vacinas ao município.

Segundo a secretária municipal de saúde, Morgana Dantas, mais vacinas chegarão a Mossoró na próxima semana e a ideia é usá-las imediatamente na ampliação da cobertura vacinal do público mais vulnerável, assim, a vacinação dos idosos vai ter prosseguimento tão logo os imunizantes sejam entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN).

“Estamos cientes da importância que é não ter nenhuma dose retida. As vacinas vão ser usadas de imediato dando continuidade à imunização de todos os idosos e cumprindo o nosso objetivo de proteger e cuidar da saúde deste público”, afirma a secretária, salientando ainda que na próxima semana, não somente os polos, mas, todas as 46 unidades básicas de saúde de Mossoró, receberão as novas doses para o trabalho de imunização.

Morgana Dantas ainda confirma para segunda-feira, dia 08, a vacinação dos idosos acamados em suas residências. “São idosos que não possuem condições de sair de suas casas e que precisam do apoio das nossas equipes de vacinadores. Vamos vacinar todos os acamados”, conclui.

Nesta sexta-feira, o município disponibilizou 1.070 doses do imunizante contra a Covid-19. A vacinação ocorreu nos seguintes polos: UBS Dr. Chico Costa (Santo Antônio); UBS Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré); UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel); UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho nos Pintos; UBS Dr. Francisco Nazareno (Bom Pastor); UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição) e UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III)