Breaking News

TV Digital no Rio Grande do Norte entra em nova fase de expansão. Ministério das Comunicações lança etapa do programa Digitaliza Brasil que vai beneficiar 17 municípios potiguares.

 DIGITALIZA BRASIL

 Ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante anúncio da 1ª fase do Digitaliza Brasil, em Mossoró.

A primeira fase do Digitaliza Brasil, programa responsável por concluir o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no país, foi anunciada nesta quarta-feira (16) em Mossoró. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgou a lista com 17 cidades do Rio Grande do Norte que estão aptas a aderir ao programa. Com a adesão, os municípios vão receber sem custo os equipamentos para a instalação completa da infraestrutura.

“A gente vai trocar todas as antenas analógicas pelas digitais. Existem ainda 1.638 municípios no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Então estamos trazendo o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade”, enfatizou o ministro.

A meta do MCom é engajar as prefeituras municipais onde o sinal analógico ainda é mantido para que concluam a migração. A melhor qualidade de imagem e som e a maior diversidade de programação são duas das principais vantagens do sinal digital. As prefeituras e radiodifusores interessados na migração do sinal devem se manifestar no prazo entre 21 de junho e 21 de julho.

O Digitaliza Brasil foi criado por portaria do MCom, assinada em maio deste ano. O programa traz diretrizes para a distribuição dos conversores à população e instalação dos equipamentos de transmissão digital das emissoras de televisão, em benefício da população que mora nas regiões sem acesso ao serviço. O compromisso do MCom é com a universalização do sinal digital para todos os lares brasileiros até 2023. O governo federal concentra esforços para levar equipamentos de conversão, beneficiando 23 milhões de pessoas.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, parlamentares e autoridades públicas do município. Na ocasião, o ministro da Cidadania, João Roma, assinou o aditivo para liberação de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite. O programa é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil.

Por meio do PAA, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. O convênio repassa ao governo estadual do Rio Grande do Norte mais de R$ 36 milhões. No estado, são atendidas 17.179 famílias, totalizando mais de 100 mil potiguares beneficiados direta ou indiretamente.

Confira a lista das cidades potiguares aptas para adesão ao Digitaliza Brasil:

1  Alexandria
2. Angicos
3. Augusto Severo
4. Baía Formosa
5. Canguaretama
6. Doutor Severiano
7. Governador Dix-Sept Rosado
8. Guamaré
9. Lagoa Nova
10. Montanhas
11. Pedro Velho
12. Portalegre
13. Santo Antônio
14. Serra Negra do Norte
15. Tenente Ananias
16. Touros
17. Umarizal

 

(Por:Nominuto.com)