Breaking News

ENERGIA SOLAR CRESCE E PREVÊ NOVAS VAGAS DE EMPREGO NO BRASIL E NO RN

Imagem mostra instaladores de sistemas fotovoltaicos durante processo de certificação no CTGAS-ER, em 2021  Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou novos dados de expansão do setor no Brasil e previsão de 342 mil novos empregos este ano, espalhados por todas as regiões do país.

A energia solar superou pela primeira vez no Brasil a potência instalada da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, ultrapassando o marco histórico de 14 Gigawatts (GW) em operação – na soma de usinas de grande porte com sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. As informações foram divulgadas pela  ABSOLAR

No Rio Grande do Norte, o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, estima a possibilidade de abertura de mais de 5 mil oportunidades e aponta 5 caminhos para qualificação de olho em vagas na área.

“O Rio Grande do Norte é responsável por 2% das instalações fotovoltaicas do Brasil, segundo dados da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER). Levando-se em conta essa participação e a estimativa nacional da ABSOLAR, o estado se apresenta com possibilidade acima de 5 mil vagas distribuídas em todo o seu território”, analisa, observando que “a atividade entra no rol das principais empregadoras do RN, com uma característica muito importante de ser descentralizada, de estar presente em todos os municípios”.

“O grande desafio para quem está procurando emprego ou crescimento no ramo”, complementa ele, “é buscar qualificação”. “O setor de energia exige isso e o consumidor também. Conhecimentos sobre elétrica, sobre as tecnologias disponíveis e segurança do trabalho são parte do que é fundamental nesse mercado”, frisa o diretor.

Abaixo, ele lista 5 caminhos no CTGAS-ER, referência do SENAI no Brasil em educação profissional nas áreas de energia e do gás, para se preparar e potencializar a carreira ou buscar a primeira oportunidade em energia solar.

Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos

O curso tem duração de um ano, com início das aulas previsto para 10 de março, em formato semipresencial, com aulas teóricas na modalidade EAD – Educação à distância – e as práticas realizadas no CTGAS-ER, em Natal.

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

O curso oferece conhecimentos básicos e técnicos para execução das etapas de instalação elétrica e montagem de estrutura de fixação de módulos fotovoltaicos, conforme projeto e normas vigentes de segurança, saúde e meio ambiente.

Tecnologias e Instalações de Sistemas Fotovoltaicos

O curso tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional em tecnologias de energia solar fotovoltaica e instalação de componentes de sistemas de minigeração e microgeração de energia solar fotovoltaica.

Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos

O curso tem como objetivo ampliar a formação dos profissionais de energias para dimensionar sistemas fotovoltaicos, com foco na geração distribuída e de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Curso técnico em eletrotécnica

Oferece desde conhecimentos básicos em eletricidade até módulos específicos, que incluem, por exemplo, segurança do trabalho, instalações elétricas prediais, instrumentação e controle de processos, projetos de sistemas elétricos, gestão da manutenção e eficiência energética. “