ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2022 COMEÇOU NESTA SEGUNDA-FEIRA(07)
Foto: Leonidas Santana/Shutterstock
Começou nesta segunda-feira a entrega do Imposto de Renda 2022 — ano em que completa seu centenário. O programa para preencher a declaração referente ao ano-base 2021 já está disponível no site da Receita Federal. A partir de hoje também será possível fazer a transmissão do documento e, quem o fizer logo, se credencia para os primeiros lugares da fila para receber a restituição.
O sistema, no entanto, está apresentando instabilidade tanto no portal quanto no aplicativo. A Receita disse que o programa está operando normalmente e que contribuintes já estão baixando, mas vai verificar se houve algum problema.
O prazo final para entrega é 29 de abril. Quem não fizer a declaração ou enviá-la com atraso pagará uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
A Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações, total semelhante ao de 2021, incluindo as declarações originais e as retificadoras.
Neste ano, há duas grandes novidades. A primeira é a possibilidade de pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) ou receber a restituição através do Pix.
A segunda é a ampliação do uso, em todas as plataformas, da declaração pré-preenchida a contribuintes com contas gov.br níveis ouro ou prata. Até agora, esse serviço só estava disponível para quem fazia o preenchimento on-line, pelo e-CAC, ou para os declarantes com certificado digital.
O Globo