Breaking News

Confirmado caso de Monkeypox em Mossoró; Homem de 48 anos tem histórico de viagem para SP


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou no início da tarde de sexta-feira (5) que confirmou um caso de varíola dos Macacos na cidade de Mossoró/RN. Uma amostra havia sido enviada na quinta-feira (4) para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o resultado foi positivo para Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos.

Com os casos confirmados no último relatório, o Rio Grande do Norte já tem 4 confirmados da doença. Já existiam 2 casos em Natal/RN, agora, tem 1 caso em Parnamirim/RN e 1 caso em Mossoró.

Além dos casos confirmados, o Estado tem ainda 2 casos prováveis em Natal, 18 suspeitos em seis cidades e 12 descartados. Os dados são do relatório do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde, emitido no dia 4 de agosto.

A Sesap informou que nenhum dos 4 casos confirmandos no Estado precisou de internação.

Sobre o paciente em Mossoró

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS), o paciente é um homem de 48 anos. Ele tem histórico de viagens ao estado de São Paulo, encontra-se em isolamento e passa bem.

A pasta informou ainda que, o homem chegou a Mossoró no dia 23 de julho passado sem sintomas. No dia 25 começou a apresentar os primeiros sintomas virais, como febre e calafrio e no dia 30 as primeiras bolhas.

“O paciente se deslocou a infectologista que solicitou o exame. O exame foi colhido no dia 3 de agosto e no dia seguinte saiu o resultado para a varíola dos macacos. A SMS foi notificada também no dia 4″, diz a nota.

A Secretaria de Saúde de Mossoró acrescenta que pacientes com suspeitas da doença devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte.

TCM Notícia