Breaking News

CONSÓRCIO DE IMPRENSA SUSPENDE DEBATE APÓS BOLSONARO E LULA NÃO CONFIRMAREM PRESENÇA

O debate em pool – entre candidatos à presidência da República – promovido pelo consórcio de imprensa, que estava agendado para o dia 14 de setembro, foi suspenso nesta quinta-feira (11). Os veículos que se propuseram a realizar o evento de forma simultânea eram: g1, O Globo, Valor, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

O consórcio tomou a decisão de suspender o debate porque os dois primeiros colocados em todas as pesquisas de intenções de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), não se comprometeram, até as 23h59 desta quarta-feira (10), a participar, o que fere a única premissa para a realização do evento.

A única regra para a concretização do debate, que reuniria os quatro principais candidatos ao Palácio do Planalto em São Paulo, era reunir ao menos três dos quatro primeiros colocados em pesquisa eleitoral Ipec ou Datafolha da semana anterior ao evento.

Conforme informado em reunião realizada em 3 de agosto entre o consórcio e partidos, as campanhas tinham uma semana para confirmar a participação no debate caso preenchessem o requisito de estar entre os quatro primeiros.

As campanhas de Ciro Gomes (PDT), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (PROS), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU) confirmaram a participação; José Maria Eymael (DC) não respondeu.

Levando isso em conta, o consórcio diz permanecer aberto a voltar a discutir a possibilidade de realização do evento caso haja interesse por parte das campanhas que lideram as pesquisas.