Breaking News

SÉRIE C: ABC VENCE O PAYSANDU E SOBE PARA SÉRIE B

O ABC está na Série B do Campeonato Brasileiro. O time potiguar venceu o Paysandu por 1 a 0, na noite deste sábado (17), no estádio Frasqueirão. O Alvinegro chegou aos 11 pontos e conseguiu o acesso por antecipação.

O técnico abecedista, Fernando Marchiori escalou um ABC diferente para encarar o “Papão”. Sem contar com o ala Felipinho, contundido, o escolhido para a a ala esquerda foi Daniel Vançan. No meio de campo a opção foi por um time mais vertical com Calyson na transição ao invés de Garré, que prende mais o jogo e trabalha mais a bola.

 No setor ofensivo, o treinador do Alvinegro, que não podia contar com Henan, por questões contratuais (emprestado pelo time paraense tem multa de R$ 500 mil para encarar o clube original), a opção foi por Lucas Douglas. Wallyson pela esquerda e Fábio Lima pela direita completaram o time da casa.

Com 30 segundos de jogo o ABC já sofreu a primeira falta, mostrando que a marcação paraense seria dura para cima do Alvinegro. Na cobrança, na área, a bola passou por todo mundo. As reclamações paraenses em cima da arbitragem também começaram cedo.

O Alvinegro começou pressionando. As boas jogadas aconteciam pela direita nas subidas de Fábio Lima e Calyson. A defesa do time visitante se desdobrava para dar conta, mas encontrava dificuldades.

O time abecedista passou a variar as subidas ao ataque, testando a defesa adversária pelo lado esquerdo com as subidas de Wallyson e Daniel Vançan. As jogadas eram paradas com faltas e o Alvinegro não conseguia aproveitar a bola aérea. A defesa venceu o ataque em todas as bolas jogadas na área até os 20 minutos de bola rolando.

Aos 25 minutos o cruzamento da direita veio certo, mas os atacantes do Alvinegro furaram na conclusão e a bola cruzou toda a área para frustração da Frasqueira, que ficou com o grito de gol “entalado na garganta”.

Aos 31 minutos o Paysandu finalmente apareceu no setor ofensivo e quase foi fatal. Na cobrança de escanteio a defesa abecedista marcou bobeira e Mikael mandou para o gol. O goleiro Matheus Nogueira fez uma defesa sensacional e salvou o ABC.
Aos 35 minutos o time paraense teve uma baixa inesperada. O volante Wesley sentiu uma contusão muscular e precisou ser substituído. O meio de campo Igor Carvalho foi o escolhido pelo técnico Márcio Fernandes para ir pro jogo.

A equipe visitante aproveitou a diminuição de ritmo do ABC para crescer no jogo e ter mais posse de bola. Tocando, os alviazulinos passaram a ameaçar a defesa alvinegra e passar de um lado para o outro buscando uma brecha na defensiva do time potiguar. No entanto, as defesas superaram os ataques na etapa inicial e o primeiro tempo terminou no 0 a 0.

As duas equipes voltaram com modificações para o segundo tempo. Tanto ABC quanto Paysandu mexeram no ataque. No Alvinegro, Fernando Marchiori tirou Fábio Lima e mandou Jefinho para o jogo. Na equipe paraense, Serginho deu lugar a Danrlei.

O jogo começou aberto. O time visitante adiantou as linhas para marcar o ABC mais à frente e para buscar ser mais efetivo no ataque. O Alvinegro encontrou mais espaços nas costas da primeira linha e aparecia bem pelo lado direito, como havia feito no início da primeira etapa.

O técnico Fernando Marchiori mudou o ABC mais uma vez e deu certo. Numa grande jogada pela esquerda de Daniel Vançan, a bola foi cruzada para trás e Garré, que tinha acabado de entrar no jogo, mandou uma bomba para “estufar as redes do “Papão”. A torcida enlouqueceu no “Frasqueirão”.

O time de Márcio Fernandes foi todo para cima do ABC buscando a igualdade e os espaços ficaram ainda maiores para o Alvinegro buscar as subidas rápidas para o ataque. A movimentação passou a apontar um final “eletrizante”.

Aos 30 minutos se abriu um verdadeiro clarão do lado esquerdo da defesa do Alvinegro. O time paraense cresceu por lá e o cruzamento saiu perfeito, Danrlei apareceu na cara do gol e cabeceou. A bola passou raspando a trave do goleiro Matheus Nogueira.

Com o passar do jogo, apesar de estar mais inteiro na partida, o time potiguar deixava brechas perigosas, principalmente nas costas do ala Marcus Vinícius. À beira do campo Marchiori enlouquecia quando essas situações aconteciam.

Mas, apesar dos sustos, foi o ABC quem perdeu as melhores chances para ampliar o placar e assegurar a vitória. Em vários contra-ataques o time da casa chegou perto de marcar. O juiz deu cinco minutos de acréscimo e os nervos ficaram à flor da pele. No entanto, nada mais aconteceu e o Alvinegro garantiu o acesso para a Série B com 11 pontos no Grupo C. O jogo teve um público de 13.739 pessoas para uma renda de R$ 272.015,00.

TN