O presidente eleito Lula (PT) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para desbloquear R$ 5,5 milhões do plano de previdência privada da ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017. Trata-se de mais uma tentativa do petista de reaver parte de seus bens, congelados em virtude da Operação Lava Jato.

Na terça-feira 8, Cristiano Zanin, advogado de Lula, enviou o pedido ao ministro do STF Gilmar Mendes. A defesa quer que o Tribunal Regional da 3ª Região libere o patrimônio milionário. O petista é beneficiário de 20% do montante, enquanto seus quatro filhos têm direito a 80% do espólio de Marisa.

A petição foi apresentada no mesmo processo do STF em que Gilmar suspendeu um processo do tribunal que tentava cobrar R$ 18 milhões em impostos devidos por Lula. Na decisão, proferida em setembro, o juiz do STF avaliou que a ação se baseava em “provas anuladas” da Lava Jato.

O dinheiro do petista junto ao Bradesco Vida e Previdência está retido nessa ação. A defesa de Lula alega que o desbloqueio do valor “é essencial para a manutenção da subsistência” de Lula e de sua família, conforme a revista Veja.

Revista Oeste