Breaking News

Citados para Prefeitura repercutem pesquisa do Instituto Exatus em Natal

Levantamento mostrou quais nomes largam na frente na preferência dos natalenses; Carlos Eduardo (PDT), Rafael Motta (PSB) e Eudiane Macedo (PV) não negaram intenção de concorrer ao cargo

Faltam 20 meses para as eleições municipais que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por cidades de todo o Brasil. Mas até o primeiro domingo de outubro de 2024, que acontecerá no dia 6, o cenário político para a prefeitura de Natal terá muitas movimentações. Os primeiros passos já são costurados, embora as figuras políticas cogitadas ao Executivo municipal costumem negar. Nesta semana, em uma pesquisa do Instituto Exatus, encomendada pelo AGORA RN, apontou alguns nomes que podem figurar como candidatos.

Em um cenário espontâneo, 50,78% afirmaram não saber em quem votar e 17,18% afirmaram que devem seguir pelo voto em branco ou nulo. No entanto, em cenário estimulado, com uma lista de possíveis candidatos apresentada, chamou atenção a força de Álvaro Dias (PSDB), atual mandatário da capital potiguar que não poderá concorrer a reeleição. Mas um nome apoiado por ele é bem visto por grande parte dos entrevistados.

Em segundo lugar, um dos mais lembrados foi o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com 17,18%. Convidado pela reportagem a analisar a lembrança dos natalenses em meio à pesquisa, por meio de assessoria, disse que prefere não comentar as próximas eleições, mas agradeceu “a lembrança de seu nome pelos entrevistados e afirmou que as citações feita pelos natalenses reforçam o legado de trabalho na saúde, educação, serviço social, além das obras de infraestrutura pela cidade, a criação do Natal em Natal, o resgate do Carnaval e o apoio constante à cultura da cidade, algumas das ações que marcaram seus quatro mandados como Prefeito da capital potiguar.”

Em terceiro, quem figurou foi a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%. Procurada, não se manifestou até o fechamento desta reportagem. Rafael Motta (PSB) foi o quarto colocado, com 5,24% das intenções de voto na pesquisa. “A repercussão dentro do partido e por meio das redes sociais foi muito positiva. O que é excelente, uma vez que fortalece o PSB e demonstra que a população reconhece o meu trabalho. Possíveis candidaturas seguem no campo das possibilidades. Natural que nomes sejam ventilados. Como fiz em todas as minhas definições na vida pública, vamos seguir dialogando internamente e com a população para avaliar o cenário para as próximas eleições”, comentou o ex-deputado federal.

Outra figura citada, mas com margem menor, foi a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com menos de 1%. Ela não descartou concorrer ao cargo do Executivo municipal. “Agradeço a lembrança do nosso nome para ser uma opção para à prefeitura de Natal, isso me motiva e claro, estou à disposição do meu partido e da população natalense. Fui vereadora de Natal por dois mandatos e estou iniciando o segundo mandato de deputada estadual. Conheço de perto a realidade das comunidades de Natal, e os problemas que atingem a população da nossa capital”, pontuou.

OUTRO CENÁRIO

Em um cenário sem Paulinho Freire e sem Kleber Fernandes, o quadro fica praticamente inalterado: liderança do “candidato de Álvaro Dias”, com 23,2%, seguido de Carlos Eduardo (17,18%), Natália Bonavides (6,41%), Rafael Motta (5,63%), Wendel Lagartixa (4,47%) e Bruno Giovanni (1,36%). Mais uma vez, Eudiane e Irapoã tiveram menos de 1%.

Aqui, 12,91% não souberam e 5,34% não quiseram responder. Outros 22,33% apontaram que pretendem votar em branco ou nulo.

ESPONTÂNEA

No cenário espontâneo, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, 13,79% responderam que votariam em Álvaro Dias (que não pode mais ser candidato) ou em um nome apoiado por ele. Ainda tiveram mais de 1%: Carlos Eduardo (6,89%), Rafael Motta (2,14%), Wendel Lagartixa (1,84%), Natália Bonavides (1,55%) e, por fim, um candidato apoiado pela governadora Fátima Bezerra (PT), com 1,17%. Outros 22 nomes e condições foram citados.

A pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou presencialmente 1.030 pessoas nos dias 27 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.l

AGORA RN

Carlos Eduardo (PDT), Rafael Motta (PSB) e Eudiane Macedo (PV) foram citados em pesquisa para cargo de Prefeito de Natal nas próxima eleições, em 2024 - Foto: José Aldenir / AGORA RN e João Gilberto / ALRN