Breaking News

Política Deputada mais jovem do país toma posse um dia após completar 21 anos: ‘defenderei as bandeiras e os valores cristãos’


Foto: Guilherme Bergamini/Divulgação ALMG.

A deputada estadual mais jovem do Brasil, Chiara Biondini (PP), tomou posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira, um dia após completar 21 anos — idade mínima para atuar como parlamentar. O mandato foi ameaçado pelo suplente dela, Heleno do Hospital (PP), que entrou com ação na Justiça para que Chiara não assumisse o cargo. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, no entanto, que a deputada tomaria posse assim que completasse a idade mínima.

Após a posse, Chiara — que obteve 34 mil votos — reiterou seu compromisso com os valores cristãos e conservadores.

— Defenderei as bandeiras e os valores cristãos. Sou católica. Defenderei os doentes raros, a juventude, colocando dentro das escolas a educação financeira, e também defenderei as mulheres — disse, completando: — É uma responsabilidade muito grande ser a caçula do Brasil.

Ela relembrou também a influência de seu pai, o deputado federal Eros Biondini (PL), em sua eleição, mas assegurou que deseja trilhar um caminho próprio na política. Eros Biondini é também cantor gospel influente ligado à Igreja Católica.

— Eu ouvi algumas vezes pessoas dizerem que eu só ganhei porque era sua filha. Isso só mostra o quanto os mineiros confiam e reconhecem seu trabalho e confiaram votos em mim com o objetivo de ter mais políticos como você. Mesmo tendo a consciência de que grande parte da minha votação veio da grande reverência do meu sobrenome, preciso dizer que rodar mais de 300 municípios, de Norte a Sul, foi um complemento para que o projeto tivesse êxito — discursou a deputada estadual.

A posse de Chiara Biondini obedece o regimento interno da casa que determina que todos os representantes tomem posse em até 30 dias da primeira reunião, que ocorreu no último dia primeiro, quando os demais 76 deputados iniciaram o mandato.

Por O Globo.