Breaking News

Com tomógrafo quebrado, Hospital Regional Tarcísio Maia recomenda levar pacientes para Pau dos Ferros e Natal

Em comunicado divulgado na quinta-feira (10), a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), informou que em razão do tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia estar quebrado, os pacientes que precisam de tomografia, com urgência para fins de diagnóstico, devem ser levados primeiro para um local que possa fazer este tipo exame: Natal ou Pau dos Ferros.

E orienta, que para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, devem ser encaminhados os pacientes da região oeste do Estado. Já os pacientes da região do Vale do Açu, Central e parte do Seridó, devem ser encaminhados para fazer a tomografia no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Com o resultado do exame, aí sim encaminhados ao HRTM.

A nota informa ainda que o serviço de saúde do Estado está precisando da cooperação dos municípios para o transporte de pacientes de um hospital para outro.

Seis milhões de reais foram garantidos para os tomógrafos no Orçamento da União de 2021 graças a emendas de bancada. Mas o governo estadual perdeu a verba por não cumprir as exigências do Ministério da Saúde. Três tomógrafos teriam sido instalados em hospitais da rede pública de saúde se o governo estadual tivesse atendido às exigências do Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) afirmou, em nota na época, que apresentou várias propostas e atendeu a todos os pedidos do Ministério da Saúde para a compra dos três tomógrafos, “mas por desconhecimento da realidade do quadro da saúde do Estado e morosidade do MS em responder as seguidas comunicações da Sesap, o investimento terminou não sendo efetivado”.

Com informações de O Mossoroense e Tribuna do Norte