Breaking News

VÍDEO REGISTRA TROMBA D’ÁGUA NO SUL DO BRASIL; ENTENDA O FENÔMENO

 

Foto: Reprodução

A empresa de meteorologia MetSul registrou uma tromba d’água  no setor Norte da Lagoa dos Patos, em Palmares do Sul (RS), na tarde desta quinta-feira. O fenômeno meteorológico se formou em meio a precipitações na região.

O funil que alternou entre pequena e grande espessura entre a nuvem e as águas permaneceu todo o tempo sobre a Lagoa dos Patos e não avançou para terra. Se avançasse  a classificação do fenômeno passaria de tromba d´água (que é um tornado sobre massa de água) para um tornado.

A tromba ocorreu em uma tarde muito quente no Rio Grande do Sul com umidade suficiente para a formação de nuvens carregadas. A temperatura chegou a 39,5ºC no Oeste gaúcho e a 34,2ºC na região metropolitana de Porto Alegre.

Mas, afinal, o que é uma tromba? Uma tromba d’água é uma coluna giratória de ar que suga a água para fazer um funil tortuoso de água e nuvens conectando a água e o céu. Ocorrem principalmente sobre o oceano, mas podem ser registradas em águas interiores como rios e lagoas. No Rio Grande do Sul já foram documentadas tanto nas lagoas como no mar. Elas são espetaculares no visual, mas de curta duração, geralmente não durando mais de cinco minutos (mas ocasionalmente até dez minutos). Os ventos dentro da tromba d’água podem exceder 100 km/h e são capazes de causar grandes danos a embarcações.

O calor elevado e a umidade presente na atmosfera provocaram nuvens carregadas e temporais isolados nesta tarde na Metade Norte gaúcha e no Leste do estado. Estas nuvens de maior desenvolvimento vertical se formaram rapidamente sob a Lagoa dos Patos e derivaram a tromba d’água.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia informado sobre a possibilidade de chuvas intensas em muitos estados, como o Rio Grande do Sul, nesta quinta e sexta-feira.

Com informações MetSul e O Globo