Breaking News

Alho auxilia no controle do colesterol e é associado a um risco menor de câncer colorretal

 

Foto: Freepik

Ingrediente comum na maioria das cozinhas, o alho também é importante para a saúde. Estudos recentes mostram uma série de benefícios do alimento, que possui propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Tomar suplementos de alho, por exemplo, pode reduzir os níveis de colesterol total e do LDL, conhecido como colesterol ruim, em indivíduos com altas taxas no sangue. Além disso, um estudo realizado com 41,8 mil mulheres com idade entre 55 e 69 anos, publicado no American Journal of Epidemiology, relacionou o aumento do consumo de alho — em uma dieta que incluía também frutas e vegetais rotineiramente — a um risco 35% menor de câncer colorretal.

Uma revisão de 12 estudos, que incluíam 553 adultos com pressão alta, mostrou que os suplementos de alho “diminuíram significativamente” as pressões sistólica e diastólica. Os pesquisadores também descobriram que um suplemento específico (Kyolic) “é eficaz no rejuvenescimento das artérias”, com “potencial de reverter o envelhecimento das artérias e, portanto, a rigidez arterial em aproximadamente cinco anos”

O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos EUA, todavia, faz um alerta: “Tomar suplementos de alho pode aumentar o risco de sangramento. Se você tomar um anticoagulante, como a varfarina, ou se precisar de cirurgia, informe a seu médico se estiver tomando ou planejando tomar suplementos de alho”

Especialistas recomendam consumir o alho cru ou cozinhá-lo abaixo de 60°C, pois dessa forma se mantém a alicina. Além disso, as enzimas da alicina precisam de alguns minutos para funcionar. Assim, deve-se deixar o alho picado descansando por um tempo.

R7