Breaking News

Cão alvejado e arrastado no interior do RN pode ficar sem movimento nas patas traseiras; ONG faz vaquinha solidária

 

Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

O cachorro alvejado e arrastado pelas ruas de Rafael Godeiro, na região Oeste Potiguar, está internado em um hospital veterinário de Mossoró. Resgatado por uma ONG da cidade, o cão tem recebido medicamentos para aliviar as dores dos ferimentos e tratar infecções pelo corpo. O animal corre risco de ficar sem o movimento das patas traseiras, e a possibilidade de uma cirurgia de coluna é avaliada pela equipe veterinária que cuida do caso. Para levantar valores para o atendimento do cachorro, uma “vaquinha” foi criada na internet.

A campanha de arrecadação foi lançada pelo Instituto Renata Praxedes, que resgatou o animal, e em menos de 24 horas já levantou R$ 12,5 mil. A coordenadora da ONG, Renata Praxedes, afirmou que o cachorro ficou receoso após o episódio de maus-tratos e apresenta dificuldade para comer. Um exame de raio-x mostrou que o projétil de arma de fogo disparado segue alojado no cão. A suspeita é que o tiro tenha atingido a coluna e afetado a medula do animal, que apresenta pouquíssimos reflexos.

“Ele é muito dócil, não morde. O pessoal da rua falava que ele gostava de brincar, não rosna e gosta de receber carinho. Mas a gente viu que ele ficou um pouco com receio, sem entender o que aconteceu com ele”, disse Renata Praxedes.

O cachorro era criado por um idoso – diferente do que o atacou – em Rafael Godeiro e vivia na rua, sendo acariciado e alimentado pelos vizinhos também. O animal responde pelo nome de Duster. A decisão sobre a cirurgia deve sair em breve, levando em consideração que o tempo é um fator para saber se ele voltará a ter mobilidade nas patas traseiras ou não.

O suspeito de ter cometido o cirme contra esse cachorro, um homem de 71 anos de idade, continua preso na cidade de Caraúbas. De acordo com o delegado de Almino Afonso, que investiga o caso, o suspeito foi indiciado por dois crimes e teve a prisão preventiva requerida.

“A principal motivação dos crimes teria sido o cachorro estar consumindo a água que era do burro dele [do suspeito], fato que fez com que ele entrasse na residência, pegasse uma espingarda e atirasse contra o animal”, contou o delegado Matheus Ramalho.

“Ele foi indiciado pelos crimes de porte ilegal de armas de fogo e maus-tratos aos animais, sendo ainda requerida a sua prisão preventiva”, completou.

De acordo com a Polícia Militar, o idoso disparou várias vezes contra o animal na terça-feira (2) usando uma espingarda de calibre 40, de fabricação artesanal.

Depois, amarrou o cachorro numa corda e o puxou por cerca de 1 km na RN-074. O homem foi contido pela população até a chegada da PM, que realizou a prisão em flagrante.

Com informações:G1/ Tribuna do Norte