Breaking News

Lula recebe o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, no Palácio do Planalto

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. Os líderes farão uma reunião bilateral privada, que, posteriormente, será ampliada para outros integrantes da comitiva e do governo.

O presidente venezuelano subiu a rampa do prédio ao lado da esposa, Cilia Flores, ex-presidente da Assembleia Nacional, e foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.

É a primeira vez que Maduro visita o Brasil desde julho de 2015, quando esteve no país para uma cúpula do Mercosul realizada em Brasília, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O presidente venezuelano desembarcou desembarcou em Brasília na noite de domingo (28). Ele está no Brasil para uma reunião de líderes sul-americanos convocada pelo governo brasileiro.

Na terça-feira (30), um grupo de 11 presidentes da América do Sul se reúne no Palácio do Itamaraty para discutir a integração regional.

Uma das preocupações do Itamaraty, nas últimas semanas, foi garantir o abastecimento de combustível à aeronave presidencial venezuelana. Em janeiro, na posse de Lula, distribuidoras de querosene de aviação se negaram a fornecer o produto por receio das sanções internacionais aplicadas ao regime de Maduro.

Maduro foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida havia sido editada em 2019, quando Bolsonaro rompeu com o país vizinho e retirou diplomatas de Caracas, mas foi revertida em 30 de dezembro de 2022.

CNN Brasil