Breaking News

Muita água faz a Barragem de Pau dos Ferros sangrar e o povo tranbordar de alegria após 14 anos

 

Foto: Divulgação

Uma homenagem da @cactusproducoes_ a todos os pau-ferrenses que celebram nesta sexta-feira a sangria da Barragem de Pau dos Ferros.

Após 14 anos, a Barragem de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar,  transbordou na madrugada desta sexta-feira (5), por volta das 01:09 horas. Momento de muita emoção e felicidade para os pau-ferrenses

O reservatório, que pode armazenar até 55 milhões de metros cúbicos de água, chegou à sua capacidade máxima durante a madrugada.

Alguns moradores da cidade passaram a noite e o início da madrugada perto da parede da barragem, para poder assistir ao início da sangria, que já era esperada por causa do aumento do volume no reservatório nos últimos dias.

Pela manhã, pessoas inclusive de cidades vizinhas foram ao local para assistir à cena.

É o caso do agricultor José Ivan, que chegou logo cedo, acompanhado da esposa e com esperanças renovadas. “Para mim, é uma emoção muito grande. Porque há 14 anos a gente não via a barragem sangrar, a gente viveu aqui essa seca tão grande nos últimos anos, mas agora tem uma sangria boa. E, se Deus quiser, daqui pra frente ela vai sangrar todos os anos”, disse.

O manancial não sangrava desde 2009, portanto, há 14 anos. A barragem tem capacidade para 54.846.000 m³ e as águas da sua sangria vão para a barragem Santa Cruz do Apodi.

Ela sempre foi responsável pelo abastecimento das cidades de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes. Após a sangria de 2009, o manancial chegou a atingir uma cota de mais de 50% em 2012 e depois não conseguiu boas recuperações. A quantidade de chuvas no Estado foi abaixo da média por sete anos consecutivos, entre 2012 e 2018, caracterizando-se como uma das secas mais severas dos últimos tempos.