Breaking News

Placa retirada pela prefeitura de Tibau é reinstalada na divisa com Icapuí; RN e CE disputam 181 metros de território

 

Placa reinstalada na divisa entre RN e Ceará nesta quinta, 8 (Foto: Reprodução)

Uma placa de divisa entre o estado do Rio Grande do Norte e o Ceará, que tinha sido retirada pela Prefeitura de Tibau no dia 2 de maio, foi reinstalada nesta quinta-feira, 8, pelo governo cearense. Equipes da polícia cearense acompanharam o trabalho. Os estados disputam 181 metros de território entre os município de Tibau (RN) e Icapuí (CE).

A tensão se intensificou no dia 24 de abril, quando a equipe do Governo do Ceará instalou a nova placa na rodovia estadual CE-261, que havia passado por uma revitalização. Segundo a Prefeitura de Tibau, a placa avança em cerca de 181 metros o verdadeiro limite entre os municípios e o local onde estava a placa anterior.

Já o Governo do Ceará afirmou que a instalação foi baseada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontou havia um desvio de 181 metros em relação à divisa reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Prefeitura de Tibau não aceitou a mudança e ordenou a retirada da placa no dia 2 de maio. A polícia potiguar também foi acionada para acompanhar a remoção, na ocasião.

Após a reinstalação da placa nesta quinta, a Procuradoria-Geral do Ceará informou por meio de nota que solicitou a realização de um estudo na área, ao tomar conhecimento da questão territorial entre os municípios de Tibau e Icapuí.

“O relatório técnico identificou, com base em dados georreferenciados pelo IBGE, a existência de loteamento e infraestrutura urbana do município de Tibau em território cearense. Diante do fato, a PGE-CE orientou aos órgãos competentes de governo o reposicionamento de placa identificadora da divisa na área observando estritamente o traçado do IBGE”, informou a nota.

“Na sequência, oficiou, na terça-feira, 6 de maio, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE-RN) e o município de Tibau (RN), informando o fato e solicitando providências por meio da criação de uma comissão entre os governos estaduais e municipais para que, mediante a abertura de diálogo, sejam restabelecidos os reais contornos da divisa entre os dois estados na forma como está definida pelos órgãos oficiais”, diz o documento.

Relatório de instituto cearense mostra, no ponto amarelo, onde estava a placa anterior, e em azul, onde deve ser instalada a nova (Foto: Reprodução)

A procuradoria cearense considerou que a formação da comissão seria a oportunidade para a formação de consenso sobre a questão, “buscando-se resguardar os interesses do estado do Ceará e da população cearense”.

Prefeitura de Tibau se diz surpreendida

Já a Prefeitura de Tibau afirmou que foi “surpreendida” e que vê com preocupação a reinstalação da placa de divisa por Icapuí.

“Isso é o oposto do que a prefeita Lidiane Marques e a Prefeitura de Tibau defendem: resolver a questão dos limites de forma pacífica, por meio da conversa e da negociação. A Prefeitura de Tibau reforça sua confiança no diálogo e na colaboração entre as cidades e os estados para encontrar uma solução final para este assunto”, diz a nota enviada pela prefeitura.

A área reivindicada pelo Ceará conta com posto de saúde, unidades habitacionais, ruas pavimentadas e outros equipamentos comunitários construídos ao longo do tempo pela Prefeitura de Tibau.

Disputa ocorre desde o início do século passado

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a formação de um grupo de trabalho para tratar do conflito envolvendo os limites territoriais do município potiguar com Icapuí, no Ceará, após uma reunião realizada na quarta-feira, 7, m Natal.

A comissão será formada por representantes da Procuradoria-Geral do Estado; do Gabinete Civil do Governo do Estado; da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e da prefeitura.

Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) externou “apoio incondicional” à defesa dos interesses de Tibau.

Placa gerou controvérsia entre autoridades dos dois estados (Foto: Reprodução)

Segundo o Governo do Estado, a área é alvo de disputas territoriais desde o início do Século XX e que já contou com vitória potiguar na Justiça.

O consultor geral do município de Tibau, Helton Evangelista, afirma que o município conta com documentos históricos, cartográficos e do processo judicial iniciado em 1902, que teve como um dos defensores da causa o advogado, jurista, político e diplomata Rui Barbosa.

Segundo Helton, o Rio Grande do Norte ganhou a causa, mas o verdadeiro traçado da divisa entre os dois estados nunca foi demarcado, o que gera o clima de insegurança jurídica que volta à tona.

Com informações Inter TV Costa Branca