Breaking News

Aeronáutica compra 50 helicópteros por R$ 101,2 milhões


i1541610422752209
Dyelle Menezes - Do Contas Abertas
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Grupamento de Apoio de Brasília, reservou R$ 101,2 milhões para a compra de helicópteros. Ao todo, 50 unidades serão adquiridas. As aeronaves são de médio porte e, segundo a FAB, devem reforçar missões de busca e salvamento.
Do total de helicópteros, 16 são para a Marinha, 16 para o Exército, 16 para a Força Aérea e duas para uso da Presidência da República. Até o momento, ao todo, quinze unidades já foram entregues. Neste ano, a primeira unidade da versão operacional foi recebida. A previsão é que mais quatro helicópteros, de versão básica, sejam entregues para a Marinha.
O primeiro helicóptero H-36 Caracal, da chamada versão operacional, está pronto. De acordo com o chefe do Centro de Engenharia, Walter Filho, já está em curso a fase de certificação militar, uma das etapas necessárias para a entrega. Segundo a FAB, a versão operacional será o primeiro helicóptero da América Latina com sonda para ser reabastecido em pleno ar.
"A capacidade, hoje disponível no Brasil apenas para aviões de caça, possibilitará ampliar o raio de ação para missões, como o resgate de pessoas no mar", explica a FAB.