Breaking News

Quatro tartarugas são encontradas no litoral do RN; Uma delas morta

Um dos animais tinha mancha de óleo aparente e o animal morto foi encontrado na Praia de Areia Preta, orla de Natal.
Tartaruga encontrada coberta de óleo na Praia de Sagi, em Baía Formosa (RN). Foto: Redes Sociais

Quatro tartarugas foram encontradas na manhã desta terça-feira (8) no litoral do Rio Grande do Norte. Na Praia de Sagi, em Baía Formosa, próximo à divisa com a Paraíba, o animal resgatado estava coberto de óleo. Em Natal, na Praia de Areia Preta, especialistas do projeto Cetáceos encontraram uma tartaruga morta entre as pedras já em processo de decomposição.

A bióloga Mariana Almeida afirmou que pelas condições em que o animal se encontrava não tem como saber se a morte foi provocada devido ao óleo. O casco será enviado para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na Praia de Areia Preta, área urbana de Natal, foi encontrada uma tartaruga morta em meio às pedras. Foto: Mirella Lopes/TV Ponta Negra

Mais outros dois animais foram achados na costa potiguar. Uma na Praia de Tabatinga, litoral Sul e outra na Praia da Redinha, na capital. Para receber os animais contaminados, o projeto montou uma estrutura de urgência na capital. Desde o início do mês, as primeiras manchas de óleo foram encontradas em diferentes pontos do litoral nordestino.

No sábado (5), o presidente da República, Jair Bolsonaro, acionou a Polícia Federal, as Forças Armadas e órgãos ambientais pra investigarem as causas e os responsáveis pelas manchas. O pedido determinava um prazo de 48h para que fossem apresentadas as soluções adotadas pelas instituições.


Fonte: OP9 RN