Serra do Mel-RN hoje no municipio e feriado municipal em comemoração o “Dia do Colono”, instituído em 14 de outubro de 1972.

O caju é o símbolo do município e uma das bases da sua economia (Foto: Reprodução)
Neste Segunda Feira, 14, e comemorado o “Dia do Colono”, na cidade de Serra do Mel, conforme a Lei Municipal 160/2002, de autoria da então vereador Luiz Rocha, que foi sancionada pelo prefeito da época, José Cortez Pereira, reconhecendo, portanto, o dia 14 de outubro como sendo o “Dia do Colono”.
A data, ou seja, o dia 14 de outubro de 1972, segundo as informações históricas, foi quando deu início ao desmatamento da área para o então projeto de colonização de Serra do Mel. No entanto, com o passar dos anos, os próprios moradores popularizaram a data como sendo o “Dia do Colono”.
Com relação à data e, consequentemente o feriado, o autor da ideia foi o hoje blogueiro e advogado Aldo Araújo, que reside no município, sugerida à época ao então vereador Luiz Rocha, que é o autor do projeto instituidor da atual lei municipal.
Segundo Aldo Araújo, que tem atuação destacada no município como advogado, além de prestar assessoria jurídica em diversas cidades, a população ainda se divide em relação ao feriado de 14 de outubro.
Para uns, a data simboliza o início do desmatamento para a construção do projeto de colonização de Serra do Mel. Já outra corrente prefere comemorar o “Dia do Colono” na data mencionada.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário