Breaking News

CBF em dúvida: Flamengo será hexa ou heptacampeão se vencer o Brasileiro?


Uma antiga polêmica do futebol virou tema de discussão entre os dirigentes da CBF . Com a provável conquista do Campeonato Brasileiro, o Flamengo passaria a acumular quantos títulos? Seis ou sete?

A polêmica nesta soma está diretamente relacionada com o campeonato de 1987, que acabou em disputa fora do campo entre Flamengo e Sport, de Pernambuco. Ambos reivindicam o título nacional daquele ano.

Tudo começou quando o Clube do 13 (formado pelos principais times do Brasil) organizou a Copa União, torneio concebido para corresponder ao Campeonato Brasileiro naquele período.

Na sequência, a CBF decidiu reunir em um torneio as equipes que acabaram fora da competição organizada pelo Clube dos 13.

Os times acabaram divididos em dois grupos: o Verde (composto pelos integrantes do Clube dos 13) e o Amarelo (as equipes selecionadas pela CBF).

Flamengo venceu o módulo Verde, com Internacional em segundo. Sport ganhou o amarelo, tendo Guarani como vice. A proposta da CBF foi realizar um quadrangular final com os quatro times.

Flamengo e Inter não aceitaram participar da disputa. Sport e Guarani fizeram então um jogo para decidir o título. Venceu o Sport. E a partir daí, teve início a discussão sobre quem deveria ser considerado o campeão nacional.

O caso virou disputa judicial. Em 1994, o Sport acabou reconhecido como o único campeão de 1987 em decisão da Justiça de Pernambuco.

E, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso do Flamengo contra a decisão que garantia ao Sport o direito de ser declarado como único campeão brasileiro daquele ano.

O processo transitou em julgado e, portanto, não cabe mais recurso ao Flamengo.


Época