Breaking News

Manchas de óleo nas praias do RN”, é tema da audiência na ALRN


Em razão do derramamento do óleo que atingiu o litoral nordestino, inclusive, praias potiguares, e tem colocado diversos animais em perigo, os mandatos da deputada estadual Isolda Dantas, do senador Jean-Paul Prattes (PT) e do deputado estadual Francisco Medeiros (PT), realizarão audiência pública próxima segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, às 14h, para debater os riscos e possíveis soluções para o crime ambiental que continua a contaminar a Costa Marinha.

De acordo com dados da BBC News Brasil, desde o fim do mês de agosto, mais de 300 praias em 80 municípios foram afetadas. Voluntários se mobilizaram para realizar a limpeza das praias. A população está sendo afetada com o derramamento do óleo que chega nas praias há mais de 50 dias.

No Rio Grande do Norte, com o surgimento das primeiras manchas nas praias, o Governo do Estado unificou forças e trabalho em parceria com IDEMA, prefeituras, instituições e empenho da sociedade potiguar. Atuando em conjunto com IBAMA, Polícia Federal e outros órgãos, a UERN tem sido grande parceira e prestado valoroso serviço na defesa do meio ambiente, coordenando ações e assumindo posição de protagonismo no resgate, manejo e reabilitação dos animais marinhos contaminados pelo óleo. 

O senador Jean Paul é o relator da comissão do senado para apurar o vazamento de óleo. Em plenário, a deputada Isolda vem debatendo a pauta: “Deveríamos ter o governo federal com todo seu aparato defendendo a nossa população, especialmente os pescadores e marisqueiras, que estão com a sobrevivência comprometida. Diante disso, precisamos agir unindo forças. Fica aqui o nosso convite”, disse Isolda.