Breaking News

Como fica o tempo na virada para 2020?


Chover nas festas de ano novo é muito comum no Brasil. É verão e o ar quente e úmido normalmente está predominando por quase todo o país.

Últimos dias de 2019 são com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite por quase todo o Brasil. As pancadas mais fortes e mais volumosas ocorrem no centro-norte do país, especialmente nos estados da Região Norte. 

Não há expectativa de passagem de nova frente fria pelo Brasil nesses últimos dias de 2019,  mas o ar quente úmido que predomina sobre o país estimula a formação das nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios. 

Confira agora como fica a previsão do tempo para todo Brasil no dia 31 de Dezembro de 2019 e como será a virada para o ano de 2020.


Durante o dia 31 de dezembro de 2019, nuvens carregadas vão crescer por quase todo o Brasil por causa do calor e da alta umidade no ar. Mas no último dia de 2019, as áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - vão ficar mais fortes em parte do Norte e do Nordeste do Brasil aumentando as condições para chuva sobre vários estados. 

Região Sul
O Sul do Brasil termina o ano de 2019 com muito calor mas as condições para chuva aumentam a partir do dia 30  de dezembro. 

O dia 31 de Dezembro de 2019 será com sol e calor em todo o Sul do Brasil. A praias também terão muito sol.  Ao longo do dia, algumas nuvens carregadas vão crescer e há previsão de pancadas de chuva com raios sobre todos estados. 

Região Sudeste
As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre a região Sudeste do Brasil, mas o ar quente e úmido está predominando sobre a Região. Por isso, nuvens carregadas continuam a se formar e provocam pancadas de chuva nos próximos dias. O sol aparece forte por várias horas mas algumas pancadas podem ser moderadas a  fortes.

No dia 31 de Dezembro de 2019, o sol vai aparecer forte na região Sudeste do Brasil.  Tem muito sol e calor também nas praias. Mas é por causa do calorão que não dá para descartar a chance da ocorrência de pancadas de chuva à tarde em parte da noite em todos os estados da região Sudeste. 

Região Nordeste
Até o final do ano de 2019, o ar seco vai perdendo força sobre a Região Nordeste do Brasil. As áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical se aproximam da Região. Por isso, as condições para chuva aumentam sobre o Nordeste nos últimos dias de 2019.

Para o dia 31 de dezembro de 2019 tem previsão de pancadas de chuva sobre todos os estados da Região Nordeste, tanto no interior como no litoral.  Há risco de chuva forte sobre Maranhão, no Piauí e sobre o Ceará. Há risco de chuva moderada a forte e com raios e inclusive nas capitais Fortaleza Teresina e São Luís. O risco de chuva nestas capitais é alto na hora da virada para 2020.

Nos outros estados da região Nordeste, o sol aparece com força na terça-feira, 31 de dezembro, e as pancadas de chuva vão acontecer em pequenas áreas, com curta duração. Mesmo passageira, a chuva pode acontecer em todas as capitais da costa leste.

Mas na hora da virada para 2020, a chance de chuva é baixa nas capitais Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.

Região Centro-Oeste
O ar quente e úmido predomina sobre a Região Centro-Oeste nos últimos dias 2019. Por isso, nuvens carregadas continuam a se formar e provocam pancadas de chuva com raios  nos próximos dias. 

No dia 31 de dezembro de 2019, o sol vai aparecer forte por várias horas por todo o Centro-Oeste e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. A noite do dia 31 será quente e abafada em todo o Centro-Oeste.

Região Norte
Muitas áreas de instabilidade se formam sobre a Região Norte do Brasil e provocam várias pancadas de chuva com raios nos últimos dias de 2019.  Essas pancadas de chuva podem acontecer sobre todos os estados, a qualquer hora do dia o da noite e há risco de chuva moderada a forte e com raios.

No dia 31 de Dezembro de 2019, as condições para chuva são altas sobre a região norte do Brasil.  As nuvens carregadas da zona de convergência intertropical vão atuar com mais força na região norte. A chuva deve cair com força e ficar forte e volumosa sobre o Pará no Norte do Tocantins e também sobre o Amapá. Em Roraima a chance de chuva é pequena apenas no sul do estado. Não há previsão de chuva para  Boa Vista na virada para 2020.