Breaking News

Mossoró deve imunizar mais de 95 mil pessoas contra gripe; campanha começa na segunda

Mossoró deve imunizar mais de 95 mil pessoas contra gripe; campanha começa na segunda
Foto: Pacífico Medeiros

A Secretaria de Saúde, está preparada para a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1. A campanha vai iniciar nesta segunda-feira (23) e deve ocorrer até o dia 22 de maio, tendo o dia Dia D de mobilização nacional em 9 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. A estimativa do Ministério da Saúde é que 95.557 mossoroenses, que estão no grupo prioritário, sejam imunizados na cidade.

O Ministério da Saúde definiu os seguintes grupos prioritários para recebem a vacina trivalente, que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde,  gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, indivíduos de 55 a 59 anos, indivíduos com 60 anos ou mais, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especais, população privada da liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, forças de segurança e salvamento.
A Campanha Nacional contra Influenza vai ocorrer em três fases. A primeira inicia no dia 23 de março para indivíduos exclusivamente de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda começa no dia 16 de abril para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira etapa inicia no Dia D de mobilização nacional, 09 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria de Saúde de Mossoró foi informada que vai receber, neste primeiro momento, pouco mais de 15 mil doses. Até o fim da campanha a Saúde Municipal receberá o total de doses que vão ser aplicadas. As pessoas que estão nos públicos-alvos devem levar cartão de vacina, cartão SUS ou documento com foto para ser imunizado. Professore têm que levar declaração da escola; doentes crônicos e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica com indicação para a vacina; forças de segurança e salvamento também precisam mostrar documento que comprove atuação profissional.

O coordenador Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, explica que a vacina trivalente não garante imunização para o novo coronavírus, mas ajuda a evitar outras doenças respiratórias graves. “Diante do número de casos confirmados do novo coronavírus no país, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha visando à redução das doenças respiratórias, evitando assim um aumento de internações hospitalares. A vacina não protege contra o novo coronavírus e sim as formas mais graves de influenza, como H1N1. Essa vacinação vai também auxiliar o profissional de saúde ao diagnostico diferencial do paciente, sabendo que aquele que recebeu a vacina vai estar com a imunização garantida para os tipos de Influenza.”, afirmou Etevaldo.

Ainda segundo Etevaldo os indivíduos que tomaram a vacina vão estar imunizados a partir de duas ou três semanas.

Mossoró Noticias