Breaking News

Brasil tem 299 mortos e quase oito mil infectados por coronavírus. Mesmo com a escalada da pandemia no Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro, segue favorável ao fim da quarentena e à reabertura do comércio

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde - Reproduçao/TV

Brasília - O Ministério da Saúde informou, na tarde desta quinta-feira, que o Brasil já contabiliza 299 mortos pelo novo coronavírus, com 7.910 infectados em todo o país.
 
Mesmo com a escalada da pandemia no Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro, segue favorável ao fim da quarentena e à reabertura do comércio. Pela manhã, Bolsonaro apoiou e compartilhou o vídeo de uma apoiadora que o aguardava em frente ao Palácio da Alvorada. A professora pediu, além da reabertura do comércio, o fim do auxílio emergencial do governo aos trabalhadores e a presença do Exército nas ruas. 
 
Enquanto isso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que o governo brasileiro possui um "plano de logística" para, se necessário, enviar aviões à China para buscar equipamentos de saúde. As principais demandas do País são focadas em Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e máscaras, e respiradores. O desafio, no entanto, é garantir a entrega dos produtos diante da demanda mundial. 
 
Nesta quarta-feira, um grupo de pesquisadores da USP anunciou o desenvolvimento de um aparelho respirador de baixo custo, fácil produção, livre de patentes e cujo material necessário para sua confecção pode ser encontrado de maneira fácil e barata no Brasil. "Nós gostaríamos que a indústria nacional se desenvolvesse e exportasse as tecnologias que possuem para muitos países. Nosso objetivo é criar uma resposta rápida para uma crise provável", pediu o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica e um dos coordenadores do projeto.