Breaking News

EÓLICA: RANKING DE CAPACIDADE INSTALADA É LIDERADO PELO RN

Rio Grande do Norte lidera ranking de capacidade instalada de usinas eólicas.


Energia eólica, o que é, como funciona e como é usada?Estado tem 4.358 MW de empreendimentos em operação comercial, destaca InfoMercado Mensal, da CCEE

O Rio Grande do Norte lidera o ranking dos estados com maior capacidade instalada de usinas eólicas em operação comercial no país, com 4.358,38 MW. Os dados, referentes a abril, são do InfoMercado Dados Gerais,divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.
Na lista dos cinco estados que mais concentram capacidade de geração de energia por meio da força dos ventos, estão ainda Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí, conforme a tabela abaixo, o que ressalta a predominância do Nordeste e do sul neste tipo de fonte.

Ao todo, as eólicas tiveram uma geração de energia em abril de 4.220 MW médios, o que corresponde a 17% de aumento em relação ao mesmo mês no ano passado. Os números comprovam a tendência de crescimento da fonte, mesmo com a queda de 11,8% no total de energia gerada no Sistema Interligado Nacional – SIN.

Já o consumo de energia naquele mês caiu 11,9% na comparação anual, de 65.186 MW médios para 57.442 MW médios. O mercado regulado apresentou queda de 11,3%, para 40.473 MW médios, enquanto o mercado livre viu a demanda recuar 13,2%, para 16.970 MW médios, comportamento explicado pela migração de consumidores e pelas medidas restritivas para combate à Covid-19.