Echoenergia investe três milhões de reais em projetos sociais de Serra do Mel no Rio Grande do Norte

 

O valor é proveniente de capital próprio, sem incentivos fiscais, e será destinado ao projeto “Ventos que Transformam” da companhia

A Echoenergia, companhia de energia eólica com sede em São Paulo/SP, conquistou a marca de 1 GW de potência instalada com a conclusão das obras em seu cluster em Serra do Mel/RN. Junto à conquista, a companhia realiza o investimento de três milhões de reais, de capital próprio e sem incentivos fiscais, ao seu projeto social “Ventos que Transformam”. Os valores serão convertidos em ações nas comunidades que vivem no entorno dos novos parques.

O projeto social da empresa tem seus principais pilares firmados nas frentes da educação, da economia solidária e do equilíbrio hídrico. Em julho deste ano, a Echoenergia contabilizou que seus projetos já beneficiaram mais de 47 mil pessoas desde o início das atividades em março de 2018.

Para atender às demandas sociais das comunidades, são feitas pesquisas prévias para mapear as necessidades e expectativas dos moradores. Após isso, a companhia inicia seu planejamento junto às organizações não governamentais parceiras, que serão as responsáveis pela aplicação de cada projeto. Além do suporte financeiro junto às organizações, a Echoenergia também acompanha de perto como cada projeto vem sendo feito e quais os resultados eles vêm apresentando.

“É gratificante saber que o programa “Ventos que Transformam” tem alcançado seu objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às comunidades, promovendo o acesso à educação e à água potável, bem como incentivando a agricultura familiar, a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentável, dentre outras iniciativas. Juntamente com os nossos parceiros, estamos mudando a realidade de milhares de pessoas”, destaca Vivian Okuda Blaes, Human Resources & Social Manager da Echoenergia.

As comunidades recebem novas oportunidades em diversos aspectos. Entre as ações da companhia, algumas delas são capacitação da mão de obra local por meio de oficinas e doação de equipamentos e materiais; capacitação de professores e educadores; doação de materiais didáticos e melhorias e construções de estruturas de ensino; perfuração de poços e construção de infraestrutura para o abastecimento hídrico das comunidades, e outras.

Demandas pontuais das comunidades também são atendidas. Como exemplo, durante a pandemia, a Echoenergia prestou suporte às famílias com a doação de cestas básicas, máscaras de proteção e com a doação de aparelho de hemodiálise ao hospital regional Tarcísio Maia, de Mossoró.

“Acreditamos que energia renovável é sinônimo de desenvolvimento socioeconômico, oportunidades de empregos e qualidade de vida. Alcançamos a marca de 1 GW com o término das obras de nosso cluster Serra do Mel I, localizado no Rio Grande do Norte, e o nosso próximo desafio, já com contratos assinados, é o cluster de Serra do Mel II, com 206 MW de capacidade instalada e previsão de entrega em 2021. Continuaremos a investir todos os nossos esforços e recursos para ir cada vez mais longe”, declara Edgard Corrochano, CEO e membro do conselho de administração da Echoenergia.

Atualmente, o projeto social da Echoenergia beneficia comunidades carentes nos estados do Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Sobre a Echoenergia

Fundada no início de 2017, a Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.