LUTO: MORRE JOTINHA, O 'BAIXINHO' DIVERTIDO DA BAHIA

 Humorista Jotinha morre com complicações da Covid-19 aos 52 anos

Internado desde terça-feira, o humorista José Luiz Almeida da Silva, conhecido como Jotinha, morreu nesta quinta-feira de falência múltipla dos órgãos após complicações causadas pela Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em suas redes sociais e foi confirmado pela família do comediante. Mais cedo, Vilas-Boas tinha afirmado que o comediante, que estava num hospital particular, seria transferido para uma unidade de saúde pública assim que estivesse como estado de saúde estabilizado.

"É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do nosso Jotinha de falência de múltiplos órgãos, ocorrida há pouco, em consequência da Covid-19. Meus sentimentos à família enlutada e a todos que o admiravam", anunciou no Twitter o secretário.


A família do comediante havia pedido sua transferência para uma unidade de saúde pública porque não tem condições de pagar a diária do local onde ele está hospitalizado. Amigos e colegas dele também se juntaram para fazer um apelo, inclusive o comediante Tirullipa.

"Quero clamar pela vida do Jotinha. Eu sou considerado como o pai da internet do Jotinha e, como pai, eu peço a você, autoridade, que tem um filho, você que é autoridade da Bahia, você que é um político renomado, você que pode fazer muito mais do que eu e muito mais do que todo mundo. A gente não vai conseguir pagar esse hospital particular, porque a conta não fecha, são R$ 23 mil por dia. Quantos R$ 23 mil vão dar? Porque não é só um dia que Jotinha vai ficar", pediu Tirullipa, que continuou: "Ele está em coma na UTI, já está com os rins parados, teve que fazer hemodiálise. Eu conto com sua ajuda, você que é autoridade da Bahia, você tem condições de transferir Jotinha para o hospital, condições de tirar ele, como poder público, você tem condições de ajudar, porque o dinheiro da galera não vai dar. A gente vai fazer o possível".

Após a repercussão dos apelos, a equipe médica do hospital onde Jotinha está sendo tratado disse que o quadro de saúde dele precisava ser estabilizado para ocorrer a transferência. Ele estava internado desde terça-feira, quando apresentou problemas respiratórios. Segundo comunicado da unidade de saúde mais cedo, o comediante estava recebendo suporte clínico com ventilação mecânica invasiva, fazia uso de medicações para manter a circulação sanguínea adequada e suporte de hemodiálise para compensar a perda de função renal.

"Jotinha aguarda alcançar estabilidade clíncica para que seja possível transferência para serviço hospitalar, conforme solicitação da família, que segue em acompanhamento rigoroso de todo o plano diagnóstico e terapêutico proposto pelo hospital, sendo garantida sua compreensão e concordância", disse a nota.

Nas redes sociais, a família do humorista pediu ajuda para seguir com o tratamento do artista, já que ele não tem plano de saúde, e as despesas do hospital são altas.

Jotinha ficou conhecido por seus bordões e áudios publicados nas redes sociais. Ele tinha 52 anos e tem mais de 1 milhão de seguidores somente no Instagram.
Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.