Breaking News

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA GRUPO SUSPEITO DE LAVAGEM DE DINHEIRO E CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO EM MOSSORÓ-RN

 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira 19 de novembro de 2019, a segunda fase da Operação KM LIVRE , que investiga uma organização criminosa chefiada por um ex-deputado do Ceará suspeito de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Ao todo, estão sendo cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Russas e Caucaia (CE); Mossoró (RN); e Rio de Janeiro (RJ).

Segundo a PF, a investigação identificou atuação do grupo criminoso na criação de empresas com participação de “laranjas” (pessoas atuando em nome de terceiros investigados); fraudes em licitações; fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas; desvios de recursos públicos; e lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro.
Conforme a PF, a organização atua há cerca de 20 anos e é comandada por um ex-deputado federal e estadual no Ceará. O nome do suspeito não foi divulgado. Em Mossoró no Rio Grande do Norte, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão e uma locadora instalada no Grande Alto São Manoel.
A lavagem de dinheiro seria realizada por meio da aquisição clandestina de corretoras valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda de operadores do mercado financeiro.


G1-CE