Prefeita Iraneide Rebouças enfrenta crise com má gerenciamento da saúde em Areia Branca

 

A administração municipal em Areia Branca enfrenta crise na saúde pública gerada por divergências entre o ex-secretário municipal de saúde, Alexandre Inácio e a prefeita Iraneide Rebouças. A crise levou o então secretário a comunicar seu pedido de demissão através de áudio enviado ao esposo da prefeita, José Alfredo. Além de Areia Branca aparecer em 2º lugar no estado com maior taxa de óbitos por Covid-19, o secretário de saúde, Alexandre Inácio, resolveu pedir exoneração do cargo alegando que uma determinação sua para ceder equipamento a um paciente de Covid-19, sofreu interferência direta da prefeita, o que segundo ele, poderia causar a morte do paciente.

No áudio divulgado em vários grupos de whatsapp, o agora ex-secretário diz que está deixando seu cargo a disposição após autorizar o empréstimo de um respirador de transporte, pertencente ao governo estadual, por um período de 24h, para salvar a vida de um paciente na vizinha cidade de Carnaubais, e ter o pedido negado pela diretora do hospital Sarah Kubitscheck, que disse que não liberaria em hipótese alguma, e que estava cumprindo ordem da prefeita.

“Esse paciente, se ele não conseguir um leito de UTI hoje, ele vai a óbito, e eu não vou carregar comigo essa morte nas minhas costas, certo? Porque o que eu tinha que fazer, eu tentei e não consegui, já que a diretora disse que a prefeita determinou, a não liberação em hipótese alguma”, diz o ex-secretário no áudio.

Mas, a situação de crise em Areia Branca, não pára por aí. Após a exoneração do ex-secretário, a prefeita Iraneide nomeou interinamente o engenheiro, Thiago Tavernard, para o cargo de secretário de saúde, o que gerou muita polêmica, tendo em vista a falta de afinidade com a pasta. Isso porque muitos aliados entendem que o fato do marido da prefeita, José Alfredo, ser médico, poderia assumir a pasta, no entanto, ele foi nomeado para secretaria municipal de obras.

O mais hilário, no entanto é que o recém empossado secretário de saúde, Thiago Tavernard, já chegou causando problemas. Ele desmente a falta de oxigênio propagada pela prefeita Iraneide Rebouças. Questionado nas redes sociais sobre a falta de oxigênio, Thiago Tavernard rebate: “É mentira da prefeita, tá faltando não”.

O interlocutor questiona ainda o uso irregular de recursos pela gestão municipal e falta de pagamento aos fornecedores da prefeitura de Areia Branca, ao novo secretário, que não desmente a informação.

FoCoelho

Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.