Breaking News

URGENTE: REUNIÃO SOBRE AFEGANISTÃO É CONVOCADA PELO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

 Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre o Afeganistão


Os países que compõem o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vão se reunir emergencialmente na manhã desta segunda-feira (16/8) em Nova York, nos Estados Unidos, para discutir o que fazer em relação ao Afeganistão, onde o grupo extremista Talibã não encontrou dificuldades para tomar o poder assim que os EUA anunciaram sua retirada do país.
Segundo a ONU, o encontro será às 10h no horário de NY (às 11h no horário de Brasília).

Em postagem nas redes sociais, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres se disse “profundamente preocupado com a situação no Afeganistão” pediu ao Talibã para “exercer o máximo de contenção para proteger vidas e garantir que as necessidades humanitárias possam ser atendidas”. Disse ainda que a ONU “continua determinada a contribuir para um acordo pacífico e promover os direitos humanos de todos os afegãos”.

O encontro acontece após o Talibã, que já controlava grandes partes do Afeganistão, entrar em Cabul e ocupar o Palácio Presidencial enquanto estrangeiros e afegãos não simpatizantes ao grupo extremista tentam fugir. O presidente afegão, Mohammad Ashraf Ghani, também deixou o país neste domingo (15/8), enquanto o Talibã já cercava Cabul.


O Brasil foi eleito, em junho deste ano, membro temporário do Conselho de Segurança da ONU, mas não deverá participar dessa reunião de emergência porque o mandato só começa em janeiro de 2022.

Metrópoles