Breaking News

Traficante Mexicano Que Estava Preso No Presídio Federal De Mossoró Foi Extraditado



A Polícia Federal confirmou que extraditou um traficante de drogas mexicano de 46 anos para os Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (10). O homem é apontado como uma das lideranças do cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) - uma das principais organizações ligadas ao narcotráfico no México.

José Gonzales Valencia, conhecido como "Chepa", "Camaron" e "Santy", foi preso no Ceará em dezembro de 2017. Na época, a PF informou que ele passava férias com a família no Brasil.

Desde então, Chepa aguardava o processo na Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte - por ser considerado um preso de alta periculosidade.


O embarque para os Estados Unidos aconteceu no Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, em um avião da Drug Enforcement Administration (DEA) - a agência norte-americana de combate ao narcotráfico.

Segundo a PF, o homem possui nacionalidade mexicana e norte-americana e é acusado de ser um dos dos três líderes do cartel, sendo responsável pelas operações financeiras do grupo.

No Brasil, o estrangeiro também respondia a uma ação penal, já que entrou no país usando um passaporte boliviano falso.


FONTE: G1.GLOBO.COM/RN