EZEQUIEL RESSALTA IMPORTÂNCIA DA ADUTORA SERIDÓ EM LANÇAMENTO DE EDITAL

 


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou nesta sexta-feira (18) o edital para contratação da Adutora do Seridó, durante evento na cidade de Currais Novos. Na oportunidade, também foram anunciados recursos para obras hídricas em oito cidades potiguares e para sistemas dessalinizadores do Programa Água Doce. O ato contou com as presenças do ministro Rogério Marinho (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB).

“Esta obra traz a segurança hídrica que nossa região tanto precisa. O tão sonhado projeto Seridó trará a resolução de um problema que castiga a gente há muitos anos”, disse Ezequiel Ferreira durante a solenidade. Também estiveram presentes os deputados estaduais Gustavo Carvalho (PSDB), Nelter Queiroz (MDB) e Tomba Farias (PSDB).

Ezequiel ressaltou ainda outras conquistas para a região do Seridó, fruto do trabalho do parlamentar junto ao Ministério. Destaque para a conclusão da Barragem de Oiticica e para o término da transposição do São Francisco. Para Currais Novos, o deputado ainda citou recursos enviados para pavimentação de ruas e para a saúde pública.

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), enfatizou a importância do projeto para a região e disse que “esta era uma data histórica para Currais Novos e o Seridó”.

Em seu discurso, Rogério Marinho reconheceu o trabalho de Ezequiel pela região e destacou que as obras do Governo Federal permitirão ao RN ter segurança hídrica pelos próximos anos.

O edital é destinado a execução do trecho norte do projeto da Adutora do Seridó. A obra, que será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), conta com investimento federal de R$ 314 milhões e vai beneficiar 165 mil pessoas nesta fase.

A estrutura integra o Sistema Seridó, que, quando concluído, vai abastecer cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios potiguares, gerando 1,5 mil empregos diretos e indiretos. A etapa sul ainda está em fase de projeto executivo.

Além disso, o ministro Rogério Marinho anunciou novas obras hídricas para o estado, com a celebração de convênios com oito municípios, no valor total de R$ 12,5 milhões, para construção de adutoras, sistemas de abastecimento de água e revitalização de açude público.

O ministro assinou, ainda, a primeira ordem de serviço para a execução de sistemas dessalinizadores do Programa Água Doce em oito cidades potiguares.

Também estiveram presentes os deputados federais general Girão (PL) e Benes Leocádio (Republicanos), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB); o presidente da Federação dos Municípios do RN, Babá Pereira(Republicanos), além de vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.