Breaking News

VÍDEO: BALEIA DÁ ‘BEIJOS’ EM TURISTAS NO MÉXICO E VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS

 

Foto: Reprodução

Imagens de uma baleia-cinzenta interagindo com turistas na Baía de Magdalena, no México, viralizaram nas redes sociais. No vídeo, feito no dia primeiro de fevereiro e assistido mais de 250 milhões de vezes, o animal gigantesco se aproxima de um barco que levava turistas em um passeio e emerge lentamente, de forma tranquila. As imagens foram registras há 11 dias atrás.

O mamífero, de mais de 45 toneladas, aparece dos dois lados do barco e é beijado e acariciado pelos turistas, sem aparentar incômodo. Na sequência, a baleia espirra água no barco. Alex Banky, turista americano de 36 anos, afirmou ao jornal Daily Mail que “foi uma experiência incrível, eu estava vibrando. Foi mágico, uma experiência única”.

Em postagem nas redes sociais, o especialista em divulgação científica sobre mamíferos marinhos Gabriel Leandro Gomes ressaltou que essas baleias “são conhecidas pela sua curiosidade por barcos em alguns locais e são o foco da observação de baleias e do ecoturismo ao longo da costa oeste da América do Norte”.

Gomes também faz um alerta sobre a legislação no Brasil, bem como sobre o risco de transmissão de doenças ao ter contato tão próximo com baleias: “Lá no México as normas de observação e contato com baleias permitem tocar, beijar, acariciar, mas aqui no Brasil esse tipo de prática é proibido por lei. Além dessas regras, existe uma questão muito importante relacionada a saúde pública, as zoonoses, de forma bem simples, são doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas e vice-versa, e entre mamíferos marinhos e humanos, nós temos várias doenças que podem ser causadas por bactérias, vírus, parasitas ou fungos.”

g1