Breaking News

Boeing da Gol arremete em Congonhas enquanto avião da Latam ocupava pista; Vídeo

 


Um avião da Gol Linhas Aéreas que se encontrava nos instantes finais do pouso precisou arremeter durante a manhã de hoje (18) em Congonhas enquanto uma aeronave da Latam corria para a decolagem na mesma pista. 

Eram 9h54.

O vídeo do Canal Golf Oscar Romeo, no YouTube, mostra o Airbus A-319 da Latam, de matrícula PR-MBW. O voo LA-3610 seguiria para São José do Rio Preto, no interior paulista.

Mais atrás, na fila de espera, está um Boeing 737 da Gol.

Autorizado pela torre, o Latam inicia a corrida pela pista 17R (Direita), rumo à decolagem.

23 segundos depois, com o Latam ainda em movimento na pista, é possível ver a imagem de outro avião da Gol, procedente de Porto Alegre, em uma ação de arremetida. 

Na fonia da operação, ao qual o blog teve acesso, é possível ouvir o piloto da Gol perguntando à torre qual direção deveria tomar durante a arremetida. 

O voo G3-1209, da Gol, deixou a capital gaúcha às 8h39 desta segunda-feira.

A arremetida obrigou o Boeing 737-800, de matrícula PR-GGE, a atrasar em 11 minutos seu pouso, que ocorreu em segurança. 

A Gol enviou a seguinte nota ao blog:

A GOL informa que o voo 1209, entre Porto Alegre (POA) e Congonhas (CGH), realizado na manhã desta segunda-feira (18/07), efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrisagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista. Todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 10h05, hora local.

A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis, como neste caso.

Veja a imagem do instante do incidente, reproduzida pela plataforma de monitoramento AirNav RadarBox:

Imagem do RadarBox com as duas rotas seguidas pelas aeronaves da Gol e Latam, em Congonhas

Imagem do RadarBox com as duas rotas seguidas pelas aeronaves da Gol e Latam, em Congonhas

AIRNAV RADARBOX

A LATAM informa que não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas / São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18). 

Boeing 737-800 da Gol semelhante ao da ocorrência

Boeing 737-800 da Gol semelhante ao da ocorrência

GOL - DIVULGAÇÃO