Breaking News

Pesquisa Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro, 36%

Foto: PT/Ricardo Stuckert e Sérgio Lima/Poder360

O Datafolha divulgou neste sábado (1º) sua mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a sondagem é a última realizada pelo instituto antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado é este:

  • Lula (PT): 50% (tinha 50% no levantamento anterior do Datafolha, de 29 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 36% (tinha 35% no levantamento anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 5% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

De acordo com o Datafolha, segue indefinida a possibilidade de haver ou não segundo turno. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram ouvidas 12,8 mil pessoas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do país. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.

g1