Breaking News

TCU vai investigar compras de R$ 20 bilhões das Forças Armadas nos EUA

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a viagem de auditores do órgão aos Estados Unidos (EUA) para investigar compras realizadas por comandos das Forças Armadas brasileiras em Washington entre 2018 e 2022, totalizando R$ 20 bilhões. A maior parte dos gastos foi realizada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o relatório do TCU, ao longo de 5 anos, foram contabilizadas 57.640 transações pelas unidades do Exército, Marinha e Aeronáutica na capital norte-americana.

A previsão é que a equipe do TCU fique nos EUA de 12 a 20 de abril. Na agenda, eles têm vistorias marcadas na Comissão Naval Brasileira (CNBW), na Comissão do Exército (CEBW) e na Comissão Aeronáutica (CABW). A última vez que o TCU realizou um procedimento similar, presencialmente, nos EUA foi em 1997, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

O tribunal argumenta que é necessária uma investigação in loco diante da quantidade substancial de dados, e porque “foi detectada a ausência de informações usualmente armazenados em um sistema de compras”.

Os auditores chegaram a solicitar acesso ao sistema às Forças Armadas, mas a autorização não foi concedida, sob alegação da existência de informações sigilosas. O TCU ainda argumentou que a equipe de auditores tinha competência legal para analisar as informações e que os dados requeridos eram públicos, por não envolver compras estratégicas de defesa.

Em território norte-americano, a equipe do tribunal irá realizar uma inspeção física, fazer entrevistas e verificar, a partir da análise de documentos, se as transações realizadas obedecem às normas legais.

Metrópoles