Breaking News

Tome café e saiba porque

Não é à toa que cerca de 10 milhões de toneladas de café foram consumidas globalmente em 2020 e 2021. Seu gosto é inconfundível e, cada vez mais, pesquisadores descobrem seus vários benefícios à saúde. O mais novo é que pessoas que bebem duas ou três xícaras de café por dia têm pressão arterial mais baixa em comparação àquelas que bebem apenas uma xícara ou nenhuma. Isso se aplica tanto à pressão aórtica periférica quanto à central, ou seja, a mais próxima do coração.

A conclusão é de uma pesquisa publicada na revista Nutrients e realizada por cientistas da Universidade de Bolonha, na Itália. No entanto, ainda não está claro a que se devem esses benefícios nem se estão diretamente relacionados aos efeitos da cafeína.

“A cafeína é apenas um dos vários componentes do café e certamente não é o único com papel ativo. Efeitos positivos na saúde humana já foram registrados mesmo entre os que consomem café descafeinado”, explica Arrigo Cicero, professor na Universidade de Bolonha e autor do estudo. “Sabemos que a cafeína pode aumentar a pressão arterial, mas outros componentes bioativos do café parecem contrabalançar esse efeito com um resultado final positivo nos níveis de pressão arterial.